ITA escolhe Dassault Systèmes para automação de montagem estrutural de aeronaves

195

Com a implementação da solução DELMIA Manufacturing Engineer Academic Bundle, a expectativa é desenvolver um processo de automação robótica para a montagem de estruturas de aeronaves. O projeto foi iniciado com o lançamento do Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (Lame), em junho deste ano.

De acordo com Luís Gonzaga Trabasso, Ph.D. em Engenharia Mecânica, coordenador da Graduação de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do ITA e coordenador do projeto, “a Embraer já utiliza DELMIA para realizar simulações. Após diferentes análises, escolhemos as soluções DS como as mais apropriadas para as necessidades desta iniciativa”.

Para Marcelo Lemos, Presidente para América Latina da DS, “o ITA e a Embraer são grandes referências no desenvolvimento de projetos de aeronáutica no Brasil e o mundo. A implementação de soluções DS nos centros de desenvolvimento de ambas as instituições representa a excelência e potencial de aplicação destas ferramentas”.

Instalado em uma área de 300 m2, o Lame complementa a infraestrutura do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA e permite, também, capacitar recursos humanos nesta área tecnológica.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP