Jato Embraer 195 recebe certificação da FAA

218

A Federal Aviation Administration (FAA) concedeu o certificado de tipo para o jato EMBRAER 195. O maior avião já produzido pela Embraer recebeu a certificação original da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da European Aviation Safety Agency (EASA) ano passado.

“Gostaria de destacar a dedicação e o comprometimento, não apenas da equipe que participou desse processo de certificação, mas de todos os empregados empenhados no programa de desenvolvimento dos E-Jets. Esse competente grupo conseguiu realizar um trabalho excepcional em tempo recorde”, afirmou Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial. “Com a certificação do EMBRAER 195 pela FAA, todos os quatro E-Jets estão agora certificados pelas três principais agências de segurança aeronáutica do mundo.”

As configurações básicas dos E-Jets certificadas pela ANAC, EASA e FAA são exatamente as mesmas, não exigindo nenhuma alteração nas aeronaves por ocasião do deslocamento de uma região geográfica para outra, uma atraente vantagem para as empresas de leasing e um diferencial para o valor residual da aeronave.

O EMBRAER 195 é o mais eficiente jato de 110 lugares em operação e possui três aplicações principais: é um instrumento efetivo para adequar à demanda vôos com baixa taxa de ocupação operados por aeronaves com um único corredor (narrow body, em inglês), uma excelente alternativa para operações de baixo custo em mercados de média densidade e um substituto econômico para jatos antigos. A aeronave tem capacidade para acomodar confortavelmente 122 passageiros, possui alcance máximo de 4.077 km (2.200 milhas náuticas) e consome até 45% menos combustível que a geração anterior de jatos.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade