O Embraer 195, avião comercial de 108 a 118 assentos e o maior da família Embraer 170/190, recebeu hoje o certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão oficial brasileiro de certificação criado recentemente e que agora substitui a autoridade homologadora Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Representantes da Embraer e da Anac se reuniram na sede da Empresa para celebrar o evento.

A certificação pela European Aviation Safety Agency (EASA) deverá ser concedida em breve, abrindo caminho para as primeiras entregas à empresa de baixas tarifas Flybe, sediada no Reino Unido, que encomendou 14 aviões Embraer 195. Os outros clientes que têm encomendas firmes de Embraer 195 são a GECAS, Royal Jordanian e Swiss.

A campanha de certificação dessa aeronave confirmou as premissas de similaridade de função e comunalidade de peças em relação ao Embraer 190, resultando num processo enxuto e rápido de testes de validação de sistemas e desempenho. Apenas 475 horas de vôo foram consumidas pelas duas aeronaves envolvidas na campanha de certificação, incluindo os ensaios em vôo visando o desenvolvimento e a homologação.

O Embraer 195 é o último membro da família de E-Jets a receber o certificado de tipo. A configuração final se tornou mais leve e o consumo de combustível melhor do que o esperado, reiterando o conceito do Embraer 195 como uma aeronave muito eficiente. O avião é uma excelente opção para as empresas de baixas tarifas que atuam em mercados de média densidade e, configurado com cem assentos em duas classes de serviço, é forte candidato a substituir as frotas compostas por velhos aviões narrowbody (para até 200 passageiros e com um único corredor).

FONTE: InvestNews – Redação – São Paulo/SP

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