Jatos Embraer 170 e 190 tem grande avanço em 2004

147

O ano de 2004 foi de realizações importantes no desenvolvimento da família EMBRAER 170/190, começando pela homologação e entrada em serviço do EMBRAER 170, passando pelo primeiro vôo do EMBRAER 195 e culminando com a certificação do EMBRAER 175.
A família EMBRAER 170/190 de E-jets de 70 a 110 assentos é constituída por uma nova geração de jatos comerciais de design avançado, desempenho excepcional, menores custos e cabine espaçosa e confortável.
Lançada oficialmente no Paris Air Show em meados de 1999, a família EMBRAER 170/190 teve seus integrantes desenvolvidos paralelamente de modo que, agora, os quatro modelos estão voando e dois deles já estão certificados.
O ano começou forte para a Empresa e o programa com a apresentação do EMBRAER 190 em fevereiro seguida rapidamente pela certificação do EMBRAER 170, que então entrou em serviço. A partir de março e ao longo dos meses seguintes, o EMBRAER 170 iniciou operação comercial pela LOT Polish Airlines, US Airways, Alitalia Express, Republic Airways Holdings e, mais recentemente, Cirrus Airlines.

Fevereiro de 2004 –
• O EMBRAER 190, de 100 assentos, é apresentado na unidade de São José dos Campos. A cerimônia teve a presença do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, altos membros do governo, além da imprensa brasileira e internacional.
• O EMBRAER 170, de 70 assentos, recebe certificação final de tipo e o certificado de produção de autoridades de aviação civil brasileiras, norte-americanas e européias.

Março de 2004 –
• O EMBRAER 190 faz seu vôo inaugural.
• Começam as entregas do EMBRAER 170 para a LOT Polish Airlines, US Airways e Alitalia Express. O avião entra em operação comercial na Europa e Estados Unidos.

Junho de 2004 –
• A Finnair Aircraft Finance Ltd e a Embraer assinam um acordo para a encomenda firme de 12 aviões EMBRAER 170.

Julho de 2004 –
• O EMBRAER 190 faz demonstrações de vôo diariamente na feira de Farnborough, no Reino Unido, enquanto que um EMBRAER 170 da Alitalia Express, com o interior completamente configurado, ficava na mostra estática do evento.

Setembro de 2004 –
• A Embraer entrega o primeiro EMBRAER 170 para a Republic Airways Holdings. A aeronave entregue servirá à United Airlines pela United Express.
• A Air Canada assina contrato para a compra de 45 aviões EMBRAER 190, confirmando proposta comercial anunciada em dezembro de 2003.

Outubro de 2004 –
• A Copa Airlines torna pública a compra de dez aviões EMBRAER 190. Esta é a primeira encomenda da família EMBRAER 170/190 na América Latina.

Novembro de 2004 –
• A Air Canada se torna o primeiro operador a encomendar o avião EMBRAER 175, de 78 assentos, adquirindo 15 unidades.
• Empresa estatal equatoriana TAME Línea Aérea del Ecuador e a Embraer assinam em Quito uma Carta de Intenções para a aquisição de sete aviões da família EMBRAER 170/190.

Dezembro de 2004 –
• A Hong Kong Express Airways anuncia que vai operar quatro aviões EMBRAER 170. Empresa se tornará a primeira operadora do modelo não apenas na China mas em toda a Ásia.
• O quarto e maior integrante da família EMBRAER 170/190, o EMBRAER 195, de 108 assentos, faz seu vôo inaugural, realizando com sucesso uma série de testes de validação de sistemas e de qualidades em vôo.
• A Embraer anuncia melhorias no EMBRAER 170, incluindo uma taxa 2% menor de consumo de combustível e um aumento da carga paga do avião.
• A Embraer entrega o primeiro EMBRAER 170 à Cirrus da Alemanha.
• O EMBRAER 175 é homologado pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP