Jatos Phenom completam novas etapas

165

A Embraer continua a intensa campanha de ensaios em vôo da primeira aeronave Phenom 100 na Unidade Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo. O jato, da categoria very light, decolou pela primeira vez em 26 de julho de 2007 e já completou 55 horas voadas em 39 vôos até o momento. Os testes avançam rumo à certificação e as primeiras entregas estão previstas para meados de 2008.

“Recentemente, o Phenom 100 foi apresentado pela primeira vez ao público. Temos muito orgulho em mostrar ao mercado um jato moderno, confortável, com ótimo desempenho e baixo custo de operação”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

Ao todo, quatro jatos participarão da campanha de testes do Phenom 100, que acumulará cerca de 1.800 horas de vôo, das quais 600 serão dedicadas ao programa de maturidade. A montagem do segundo Phenom 100 está concluída. O jato, totalmente equipado com instrumentação de ensaios, voará pela primeira vez em breve, participando de testes para a confirmação das qualidades de vôo, procedimentos de estol, características em alta velocidade e desempenho em geral.

Paralelamente, o processo de submontagem do Phenom 300 foi iniciado na Unidade Botucatu, interior do Estado de São Paulo, onde atualmente a fuselagem traseira está em construção. O programa alcançou o marco de mais de 2.000 peças produzidas e cerca de 6.300 desenhos já foram enviados da engenharia para o planejamento de fabricação.

Adicionalmente, o motor do jato realizou a primeira partida em solo nas instalações da Pratt & Whitney Canada.

“O programa de desenvolvimento dos jatos Phenom avança continuamente e, assim como no início, continuamos firmes e determinados para a conclusão dessa importante etapa”, disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade