LAN Airlines aporta capital na nova Varig

188

A LAN Airlines informou ontem, 31 de janeiro, que deu um aporte de US$ 17,1 milhões em crédito à Varig Linhas Aéreas S.A. (Nova Varig). Segundo a LAN, há uma opção de converter esse crédito em ações da Nova Varig. Mesmo que o montante do investimento não tenha um efeito significativo na companhia, ao exercer essa opção, a LAN pode deter uma parcela minoritária na Nova Varig mas atualmente a empresa não está fazendo parte do capital.

Segundo Alejandro De la Fuente, vice-presidente de Finanças da companhia, desde setembro do ano passado a LAN vem mantendo negociações com a Varig, no sentido de participar com aporte de recursos.

Com sede em Santiago (Chile), a LAN foi fundada em 1929 e está entre as mais conceituadas companhias aéreas do mundo. Já recebeu diversos prêmios pela qualidade dos serviços, é líder na América Latina e membro da aliança oneworld. Pertencem à holding LAN as empresas: LAN Airlines, LAN Express, LAN Argentina, LAN Ecuador e LAN Peru.

A LAN Airlines serve hoje 56 destinos internacionais nas Américas, Europa e Pacífico Sul. Com operações próprias e com aliança, a LAN serve, a partir de Santiago, 15 destinos no Chile, 11 no Peru, 09 na Argentina, 02 no Equador, 10 em outros países da América Latina e Caribe, 03 nos Estados Unidos (com vôos diários para Miami, Nova York e Los Angeles), 02 destinos na Europa (Madri e Frankfurt) e 04 no Pacífico Sul (além de ser hoje a alternativa mais completa para os brasileiros rumo a destinos como Ilha de Páscoa, Austrália e Nova Zelândia, a LAN é a única empresa da América Latina que mantém vôos para o Taiti e a única companhia aérea que atende o destino Ilha de Páscoa). Dentro da América Latina, serve 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Atualmente a frota da companhia – formada por Boeing-737, Boeing-767 Airbus-319, Airbus-320 e Airbus-340 – totaliza 80 aeronaves de passageiros e 9 de carga. Em 2005 a companhia transportou cerca de 8 milhões de passageiros.

Integram a oneworld, ao lado da LAN Airlines, as seguintes companhias: American Airlines, British Airways, Qantas, Cathay Pacific, Iberia, Finnair e 12 afiliadas. Estão em vias de incorporação, como afiliadas, as empresas Japan Airlines, Malév e Royal Jordanian.

A oneworld – que atende mais de 600 destinos em cerca de 135 países – foi escolhida como a Aliança Mundial Líder pelo quarto ano consecutivo pelo World Travel Awards 2006, baseado na votação de 170 mil viajantes, incluindo mais de 110 mil agentes de viagens de 200 países.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade