Líder Aviação e Cemig firmam contrato para realizar inspeção e manutenção de linhas de transmissão

179

A Unidade de Operações de Helicópteros da Líder Aviação firmou contrato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e passa a realizar inspeção e manutenção de linhas aéreas de transmissão.

A manutenção é feita com base em inspeções e em dados estatísticos, que permitem antever as necessidades de intervenções. O uso de equipamentos, como o termovisor, é utilizado para a detecção de “pontos quentes” e situações que poderiam redundar em ocorrências envolvendo as instalações.

A inspeção aérea é um dos principais instrumentos de diagnóstico das linhas de transmissão, servindo para a programação das manutenções preventivas e corretivas das mesmas.

De acordo com o gerente comercial da Unidade de Operações de Helicópteros da Líder, Leonardo Mansur, a empresa também realiza trabalhos emergenciais, em qualquer parte do país. “A inspeção aérea de emergência é realizada na localização de uma falha transitória ou permanente, detectada pelas proteções da linha”, explica. Além disso, a Líder faz instalação e remoção de “Esferas de Sinalização de linhas de transmissão”. Na fase inicial das operações, estão previstas a troca de mais de mil esferas, que já começaram.

Para o cumprimento do contrato com a estatal, a Líder adquiriu um helicóptero novo de fábrica, modelo Bell Long Ranger IV. A aeronave contém diversos equipamentos especiais, como base para sensores de termovisão, gravador de dados de operações e monitor para visualização de dos dados coletados durante os vôos.

De acordo com o diretor de Operação da Líder Aviação, Geraldo Strambi, o contrato com a Cemig reforça o objetivo da empresa aérea em expandir seus serviços, sempre priorizando a qualidade, segurança, tecnologia de ponta e responsabilidade.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade