Miguel Dau é o vice-presidente de operacional da nova companhia aérea brasileira

145

Miguel Dau é, desde a última terça-feira, 1º de abril, o vice-presidente operacional da nova companhia aérea brasileira, cuja criação foi anunciada na semana anterior por David Neeleman, o fundador da JetBlue. Dau, que esteve na Varig por 20 anos e, recentemente, foi escolhido pelos credores para executar o plano de recuperação judicial da companhia, assume a condução do processo de certificação da nova empresa junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e toda a estruturação da companhia.

“Temos um compromisso expresso com David Neeleman para que toda a companhia opere seguindo os mais rígidos padrões internacionais de segurança. Além disso, minha missão é criar um ambiente de trabalho que valorize a contribuição individual de cada membro de nossa equipe”, disse Dau.

Na Varig, ao longo de duas décadas, Miguel Dau foi piloto, diretor de cargas e vice-presidente operacional e técnico, função exercida de 2003 a 2005, quando deixou a companhia, retornando mais tarde a pedido dos credores. Antes disso, foi piloto de caça da FAB (Força Aérea Brasileira) por 10 anos.

A nova companhia vai começar a operar vôos domésticos no Brasil, no princípio de 2009. O anúncio da criação da empresa foi muito bem recebido pelo mercado, não só pela proposta inovadora, mas especialmente pelo fato de ser a quarta companhia aérea fundada por Neeleman. O executivo, nascido no Brasil, já conta com US$ 150 milhões para investir na nova empresa e acredita que até 2013, a nova empresa deverá servir as principais cidades brasileiras, com uma frota de até 76 jatos da Embraer.

Entre os diferenciais da companhia está o espaço interno dos jatos Embraer 195. Eles terão 118 assentos numa configuração de quatro por fileira, posicionados dois a dois – sem a poltrona do meio. Além disso, as aeronaves contarão com mais espaço entre as fileiras do que qualquer competidora no Brasil. Todos os assentos serão revestidos em couro ecológico. A nova empresa será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV.

A nova companhia ainda não tem um nome definido. Uma ampla campanha foi lançada para convidar as pessoas a participar da escolha. Aquele que indicar o nome selecionado vai ganhar um passe vitalício para voar com a nova empresa, sempre com direito a um acompanhante. Outros prêmios serão distribuídos a todos que ajudarem não apenas a escolher o nome, mas a definir os itens básicos do produto que o brasileiro deseja, da cor dos uniformes às refeições servidas a bordo. Todos estão convidados a ajudar a criar a nova empresa em www.voceescolhe.com.br

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade