Ministério anuncia novas linhas regionais

189

Pelo menos 60 novas linhas regionais atendendo cidades do interior da região Centro-Oeste e Nordeste serão criadas este ano pelas empresas Tam e Passaredo, depois que a secretária de Programas e Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Maria Luisa Leal de Barros, conseguiu contornar um problema burocrático enfrentado pelas empresas para o financiamento da compra de pequenas aeronaves junto a bancos oficiais.

“Por não poderem financiar bens usados, os bancos interromperam os processos de aeronaves ociosas em pequenos aeroportos do interior”, disse Maria Luisa. Mas, após várias intervenções junto ao BNDES, BNB, Basa (Banco da Amazônia), ela acabou descobrindo que os recursos poderiam ser liberados através de fundos constitucionais e as operações estão sendo liberadas.

Graças a isso, 24 linhas regionais serão criadas ligando cidades do interior a aeroportos das capitais no Nordeste e mais 27 no Centro-Oeste, com uma perspectiva de forte estímulo ao turismo nessas regiões, segundo Maria Luisa. Ela também descobriu que existem pelo menos R$ 5 bilhões em linhas de financiamento que podem servir ao setor de turismo, o que animou o ministro Walfrido Mares Guia.

FONTE: Panrotas – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS