Nordeste recebe 42 vôos semanais fretados e bate recorde

198

O Nordeste ampliou sua participação na rota internacional de turismo. Nesta temporada de verão, a região está recebendo 42 vôos charters (fretados) por semana. Esse número representa um recorde histórico. Na comparação com 2003, houve um aumento de 133% na recepção de vôos charters.

Segundo a Embratur, os vôos chegam semanalmente a sete diferentes cidades do Nordeste. Natal (RN), Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA), empatadas, são as que recebem o maior número de chegadas, 11 por semana. Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE) e Aracaju (SE) completam os destinos dos charters nesta temporada.

Os 42 vôos charters são oriundos de 14 países. A Argentina aparece em primeiro lugar: são dez por semana, oito vôos a mais em relação ao verão passado.

Segundo a Embratur, a recuperação da economia argentina permitiu a retomada do fluxo de turistas do país vizinho para o Brasil.
Portugal é o segundo da lista, com nove vôos.

Os demais são países da Escandinávia, com cinco charters; Itália, Holanda e Uruguai, com quatro; Chile, três; Espanha, dois; França e Suíça, um cada. Além desses, República Checa, Bolívia e Guiana Francesa têm –pela primeira vez– uma linha para a região.

São esperados, neste ano, cerca de 16 milhões de turistas –entre brasileiros e estrangeiros– no Nordeste.

FONTE: Folha Online – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS