Nordeste terá novo radar em Porto Seguro (BA)

202

O Esquadrão Mangrulho (4º/1º GCC) iniciará hoje, (14/01), a montagem de um radar transportável no Aeroporto de Porto Seguro, na Bahia. Esse equipamento será usado no período de instalação de um novo radar destinado à região Nordeste e que substituirá o que existia ali. O investimento faz parte do programa do Comando da Aeronáutica de modernização e atualização de radares do controle de tráfego aéreo no país.

“Estamos substituindo o radar existente em Porto Seguro por um novo equipamento primário e secundário, dentro da política de desenvolvimento do sistema de tráfego aéreo”, explica o Coronel-Aviador José Alves Candez Neto, Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (III CINDACTA), responsável pela região Nordeste do país.

O radar transportável do tipo TPS/B-34 do 4º/1º GCC deve entrar em operação a partir do dia 26 de janeiro e ficará ativo por um período de três a seis meses, durante a instalação do novo equipamento no Aeroporto de Porto Seguro. Nesse período, o radar móvel irá auxiliar o CINDACTA III no monitoramento de aeronaves civis e militares que partem do Sul, Sudeste e Centro-Oeste com destino ao Nordeste, além dos vôos internacionais.

O Quarto Esquadrão do 1º Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) tem como missão instalar, operar e manter equipamentos aerotransportáveis de controle e alarme aéreo, apoiando unidades aéreas na tarefa de defesa aeroespacial.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade