Oktoberfest faz tripulantes da Lufthansa embarcarem de São Paulo para Munique em trajes folclóricos

126

A Lufthansa entrou no clima da Oktoberfest. De 23 de setembro a 11 de outubro, os vôos de Munique para três destinos na Ásia, América do Norte e do Sul serão acompanhados pela já lendária “tripulação folclórica”. Em lugar do costumeiro uniforme azul, a tripulação feminina voltou a usar o tradicional “Blaudruck Dirndl”, o traje azul típico da Baviera, e a tripulação masculina o terno folclórico correspondente. Pela primeira vez, vários funcionários em terra também estão usando o traje tradicional em lugar do uniforme. Anteontem, terça-feira, a tripulação partiu com os trajes típicos de São Paulo com destino a Munique, no vôo LH 505, que aterrissou ontem na Baviera, às 13h (hora local).

“Devido à enorme aceitação entre os nossos clientes no ano passado, sentimo-nos estimulados a dar o toque local bávaro a todas as áreas de atendimento a passageiros – em terra e a bordo – na época da Oktoberfest. Com quase 8.000 funcionários lotados em Munique, criamos laços fortes com nossa base no sul da Alemanha”, disse Thomas Klühr, representante do grupo Lufthansa e diretor do centro de distribuição Munique.

As nove mulheres e os dois homens da “tripulação folclórica” de Munique estrearam no domingo, 23 de setembro, no vôo para Denver, onde foram apresentados à mídia local. Dia 30 de setembro foi a vez de São Paulo (eles desembarcaram ontem em Munique) e dia 8 de outubro será a vez de Pequim. Nesta última rota, duas chinesas usarão, pela primeira vez, o tradicional traje Dirndl a bordo. Assim como no ano passado, os trajes folclóricos estão sendo cedidos pelo “Gwandhaus Gössl”.

Também pela primeira vez, vários funcionários Lufthansa em terra estão uniformizados com o tradicional traje azul e branco. Em colaboração com as empresas de confecção especializadas “Trachtenhaus Jäger” e “Reiter Corporate Fashion”, foram produzidos 250 trajes Dirndl sob medida, 600 blusas e 50 ternos masculinos. Nos anos anteriores, já havia sido permitido aos funcionários comparecer ao trabalho em seus trajes típicos particulares durante a Oktoberfest.

As comissárias de bordo Lufthansa substituíram o uniforme de praxe pelo traje típico bávaro pela primeira vez há 50 anos. Em 1957, a empresa aérea publicava: “Durante a Oktoberfest de Munique, as aeromoças Lufthansa usarão autênticos trajes Dirndl para receber os passageiros a bordo dos vôos de Nova York para Hamburgo no período de 17 de setembro a 2 de outubro, e de 21 de setembro a 5 de outubro nos vôos de Londres para Munique.” Nas rotas citadas, as comissárias loiras usaram traje Dirndl azul claro e as morenas vestidos folclóricos cor-de-rosa.

A Lufthansa voa diariamente para a Europa, com duas freqüências partindo de São Paulo, uma com destino a Frankfurt e outra, Munique. De ambos centros de distribuição, é possível fazer conexões rápidas para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. A partir de 28 de outubro, a Lufthansa contará com vôos diretos entre São Paulo e Frankkfurt, sem continuação para Buenos Aires, e a aeronave que fará a rota Munique-São Paulo passa a ser o A340-600, as mudanças representam um aumento de capacidade da ordem de 24% para o mercado brasileiro.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade