Panam (USA)

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Empresa: Panam (USA)

Descrição: Em Julho de 1985 a Panam substituiu o Lockheed Tristar pelo Boeing 747 na rota brasileira. A PANAM operava em 1986 duas frequências diárias do Rio e São Paulo (Guarulhos) para Miami e New York. Sua frota estava composta por 12 Airbus A300, 7 Airbus A310-200, 38 Boeing 727-200, 13 Boeing 737-200, 33 Boeing 747-100 e 7 Boeing 747-200. Em 1987 a Panam comprou 6 ATR 42 e 10 Dash 7 para operação na Panam Express além de 12 Airbus A310-300 e 16 Airbus A320-200, além de aumentar para 46 os Boeing 727-200 operados. Em 18 de junho de 1989 a Panam inaugurou a linha São Paulo – New York, sem escalas. O número de funcionários estava na casa dos 24.600, demonstrando a grandeza da companhia, e sua frota composta por 17 Airbus A300B4, 7 Airbus A310-200, 12 Airbus A310-300, 69 Boeing 727-200, 5 Boeing 737-200, 28 Boeing 747-100 e 7 Boeing 747-200.

No início de 1991 a Panam reduziu drasticamente suas operações, dentro de seu plano de recuperação. As rotas transatlânticas foram adquiridas pela Delta Airlines, que comprou 45% da antiga Panam (outros 55% ficou com credores), endividada, mais a ponte aérea New York – Washington. Na compra da empresa a Delta Airlines iria investir US$ 300 milhões de dolares na recuperação da Panam e com isso tira-la da concordata, permitindo que com isso continuasse operando as rotas da América Latina e Caribe. Sua frota no final de 1991 ficou composta por 13 Airbus A300B4, 28 Boeing 727-200 e 9 Boeing 747. Mas todos os esforços foram incapazes de manter uma gloriosa história.

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