Paris inaugura novo trem para transporte entre terminais aeroportuários

309

O CDGVAL é um trem automático e gratuito feito para facilitar as transferências entre os terminais para os passageiros e para os 85 mil funcionários que circulam pelo Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle. Ele liga seus três terminais, estações de trem RER-TGV e estacionamentos, cobrindo uma distância total de 3,5 km em oito minutos (17 minutos a menos, se comparado aos ônibus).

A linha tem cinco paradas:

Terminal 2 (Air France e SkyTeam), estações dos trens RER e TGV;

Estacionamento PX;

Terminal 3 Roissypole (vôos charter);

Estacionamento PR;

Terminal 1 (outras companhias aéreas).

“Com o CDGVAL, o Aeroporto de Paris – Charles de Gaulle oferece um verdadeiro elo entre o terminal 1 e o terminal 2. Por ser mais rápido, ele facilitará as transferências de nossos passageiros entre os terminais, respeitando o meio ambiente”, afirma Pierre Graff, CEO e Chairman da ADP (Aéroports de Paris), responsável pelo CDGVAL.

Este novo trem automático é único na Europa, já que somente ele traz os benefícios do piloto automático nas duas vias. O CDGVAL pode percorrer a linha toda do trem, de um lado ao outro, no mesmo trilho (o que facilita sua manutenção). Além de sua rapidez, ele oferece uma regularidade sem igual, uma vez que há um trem disponível a cada quatro minutos, 24 horas por dia e sete dias por semana.

Para aperfeiçoar a segurança, as plataformas de cada estação são equipadas com portas automáticas que só se abrem quando o trem pára nas estações, tornando impossível descer do trem durante o caminho. Para tornar a jornada mais aprazível, uma trilha feita de flores foi colocada acompanhando a linha do trem.

Além de suas características técnicas, o CDGVAL é um meio de transporte 100% elétrico. A substituição de 20 ônibus irá evitar a emissão de aproximadamente 15 toneladas de óxido de nitrogênio e cerca de 2,5 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. Haverá, ainda, a substancial economia de aproximadamente 750 toneladas de óleo diesel.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade