Primeira aeronave A320 montada na China realiza voo inaugural

112

A tripulação também contou com a presença de Fernando Alonso, Vice-Presidente Sênior de Testes e Integração, Zidan Ren, primeiro Engenheiro de Testes chinês treinado pela Airbus, e Eric Garcia, Engenheiro de Cabine.

“O voo foi um sucesso absoluto graças ao excelente trabalho da equipe”, disse Fernando Alonso. “Fiquei feliz por participar deste voo histórico. A aeronave A320 montada na China possui a mesma qualidade e o mesmo desempenho das aeronaves montadas e entregues em Hamburgo e Toulouse”.

“Gostaria de parabenizar e agradecer todas as pessoas na China e na Europa que, com sua dedicação e trabalho, fizeram da primeira Linha de Montagem Final da Airbus fora da Europa uma realidade”, comentou Laurence Barron, Presidente da Airbus China. “Nosso compromisso é oferecer as melhores aeronaves e os melhores serviços aos clientes e operadoras da China, aplicando as mesmas regras, procedimentos e padrões de qualidade que caracterizam as aeronaves da Airbus produzidas na Europa. Isso destaca o nosso compromisso com o desenvolvimento de uma parceira estratégica de longo prazo com a indústria de aviação chinesa”.

Essa primeira aeronave será entregue pelo Centro de Entregas da Airbus à Dragon Aviation Leasing em junho e será operada pela Sichuan Airlines. Clientes chineses já compraram mais de 700 aeronaves da Airbus, a maioria delas da Família A320. Onze aeronaves A319/A320 devem ser entregues em Tianjin ainda este ano, quando a produção da FALC também aumentará para quatro aeronaves mensais até o final de 2011.

A FALC é uma joint-venture entre a Airbus e um consórcio chinês composto pela Zona de Livre Comércio de Tianjin (TJFTZ) e a China Aviation Industry Corporation (AVIC) para montagem de aeronaves A320. A Airbus China detém 51% das ações, e o consórcio chinês, 49%. A FALC em Tianjin foi projetada com base na mais moderna linha de montagem final de aeronaves de corredor único de Hamburgo, Alemanha, e e entrou em operação em agosto de 2008.

A Família A320, que inclui os modelos A318, A319, A320 e A321, é considerada referência em termos de aeronaves de corredor único. Todas elas aeronaves possuem controles fly-by-wire e tem o mesmo tipo de cockpit diferenciado e as mesmas características operacionais. Mais de 6.300 unidades de aeronaves da Família A320 já foram vendidas, e destas, 3.800 já foram entregues a 300 clientes do mundo inteiro. Isto a torna a família de jatos mais vendida de todos os tempos. Com confiabilidade comprovada e maiores intervalos de manutenção, a Família A320 tem o menor custo operacional entre todas as aeronaves de corredor único, além de oferecer um sistema exclusivo de carga em container, compatível com o sistema padrão mundial de aeronaves de corpo largo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade