Privatização de aeroportos é tema de conferência

127

O encontro contará com a presença de autoridades brasileiras como o governador José Serra, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, além de especialistas em aviação civil, do Brasil e do exterior.

Segundo o advogado Fernando Osorio, do escritório Avvad,Osorio, e membro da Wolrdwide Airports Lawyers Association (WALA) , o objetivo é apresentar o assunto aos que são diretamente impactados por mudanças relacionadas à concessão dos aeroportos, como as companhias aéreas, agentes de carga e até mesmo os usuários, que estarão representados por órgãos de defesa do consumidor.

A intenção é retomar as discussões, frequentes na época do caos aéreo, em um momento de relativa tranquilidade. “A aviação civil brasileira representa 50% do total da América Latina, o interesse no setor é, portanto, muito grande. A concorrência entre as empresas pode trazer benefícios para o país, em termos de segurança e eficiência do setor aeroportuário”, complementou Osorio, que participará da palestra Segurança Jurídica e a Regulação Econômica nos Modelos de Privatização no Brasil, no dia 23.

No mesmo dia, Jorge Godinho, secretário de Aviação Civil, Julio Luiz Baptista Lopes, secretário Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, entre outros, discutirão o “Futuro da Infra-Estrutura Aeroportuária Brasileira e a Visão de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia” para a concessão de aeroportos à iniciativa privada.

Outros temas em debate na conferência serão os riscos inerentes à exploração aeroportuária no Brasil e as experiências de outros países, em relação à concessão dos aeroportos para a iniciativa privada, especialmente na Europa. O continente é o que possui maior número de administrações aeroportuárias privadas no mundo, sendo sucedido pela América Latina. A Conferência será realizada na sede da Fiesp, em São Paulo.

A conferência acontece no Edifício Sede FIESP – Av Paulista, 1313 dias 23 e 24 de abril das 08:00 às 18:30.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade