SATA avança no segmento de Segurança Aeroportuária

288

Inúmeras ocorrências são registradas por dia em aeroportos de todo o mundo, desde tentativas de atos ilícitos (como embarque de artefatos explosivos) até acidentes na pista, envolvendo equipamentos de rampa e operadores. Em um segmento onde um pequeno erro pode levar a conseqüências de grandes proporções, cada procedimento deve ser seguido e revisto rigorosamente e a pró-atividade na prevenção de acidentes deve ser prioridade na gestão das empresas.

Um aeroporto brasileiro já foi testemunha de um incidente envolvendo uma aeronave com 40 passageiros a bordo. No momento da aterrisagem foi detectado o início de um pequeno incêndio em um dos trens de pouso, que começou a se alastrar em direção ao motor do avião. Percebendo a gravidade da situação, dois operadores de rampa da SATA, empresa de apoio em terra às aeronaves, utilizaram dois extintores de incêndio posicionados no local destinado ao parqueamento do avião e, rapidamente, conseguiram debelar o fogo, controlando-o e evitando um acidente de maiores proporções.

Esta e outras situações de grande relevância na área de segurança aeroportuária serão tratadas no II Fórum SATA de Segurança (Safety & Security), neste momento destinado exclusivamente às atividades de cargas aéreas. O evento é uma iniciativa da empresa SATA de promover a discussão de cases, soluções e troca de idéias entre gestores da companhia, principais clientes e parceiros da comunidade aeroportuária, visando gerar novas oportunidades e aperfeiçoamentos nesse segmento.

O quesito Segurança nos aeroportos e nas atividades de transporte aéreo sempre ocupou uma posição de destaque e relevância nos assuntos debatidos pela comunidade aeroportuária. Autoridades aeronáuticas, companhias aéreas, administradoras de aeroportos e empresas de serviços de apoio em terra cada vez mais direcionam investimentos no sentido de aprimorar e desenvolver melhores práticas nessa área.

O Fórum SATA acontecerá na próxima quarta-feira, dia 25 de janeiro, e representa mais uma iniciativa inovadora e de grande relevância para o mercado da aviação brasileira.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade