Segundo Cargueiro A330-200 começa programa de testes

282

Esta aeronave, MSN1032, contribuirá com o programa geral de teste do A330-200F, totalizando 200 horas de voo e preparando o caminho para recebimento da certificação em meados de março deste ano. A certificação será seguida da entrega do modelo para a operadora inaugural, a Etihad Crystal Cargo.

O MSN1032 é o primeiro avião cargueiro A330-200F equipado com um espaço completo de mensageria que inclui assentos para seis pessoas, uma pequena cozinha e uma área de descanso para a tripulação. O trabalho de aprimoramento dessa aeronave se concentrará nos equipamentos e no acabamento, bem como nos testes complementares dos sistemas de comunicação, distribuição de energia, ar condicionado, detector de fumaça, oxigênio, água e resíduos.

Enquanto isso, o primeiro A330-200F do programa de teste, MSN1004, que realizou seu primeiro voo em novembro de 2009, equipado com motores Pratt & Whitney PW4000, demonstrou com sucesso suas qualidades de navegação e desempenho, além de ter passado por testes dos sistemas de piloto e aterrissagem automáticos. O MSN1004 está, no momento, passando por testes em clima frio no Canadá e, na seqüência, irá para o extremo oriente para testes em clima quente.

O A330-200F possui corpo otimizado que oferece flexibilidade para transportar uma grande variedade de tamanhos de pallets e contêineres. A aeronave oferece 30% mais volume de carga do que qualquer outra em sua categoria e foi construída sobre a já comprovada, bem sucedida e tecnologicamente avançada plataforma A330, para a qual a Airbus tem mais de mil pedidos e conta com outras 630 aeronaves em operação.

FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP

Publicidade