Sichuan Airlines adquire 4 Airbus A319

850

A Sichuan Airlines Co. assinou um contrato hoje adquirindo 4 A319, tornando-se uma nova operadora desse avião. As aeronaves serão dotadas de turbinas IAE V2500 e serão entregues de 2004 a 2005.
Os 4 A319 são parte de um Acordo de Termos Gerais (em inglês GTA) assinado em 25 de abril último em Beijing, entre a China Aviation Supplies Imp & Exp Group Corporation (CASGC) e a Airbus, compreendendo a encomenda de 30 aviões da Airbus.
A empresa sediada em Chengdu planeja empregar os novos aviões principalmente no novo aeroporto de Jiuhuang, que fica a 3.400 metros de altitude. O aeroporto se localiza perto de locais históricos, como o vale de Jiuzhaigou e a área de interesse histórico e cênica de Huanglong na província de Sichuan no Sudoeste da China. Os A319 oferecerão a possibilidade de voar para destinações como Lhasa (Tibet) e outros aeroportos em altitudes elevadas.
Com a introdução dos A319, o tempo de viagem de Chengdu para Jiuzhaigou e Huanglong vai ser reduzida de mais de 8 horas por ônibus para menos de 2 horas de avião.
“Com um desempenho extraordinário, o A319 é um avião que efetua bem as nossas operações em aeroportos localizados em elevadas altitudes. Ele se encaixa perfeitamente na estratégia de desenvolver a região ocidental da China, que atrai passageiros de negócios e a lazer”, disse Lan Xinguo presidente da Sichuan Airlines na cerimônia de assinatura do contrato no vale de Jiuzhaigou. “Nós vamos nos beneficiar da padronização dos A319 com nossos A320 e A321, que permitirá reduzir os custos de treinamento e manutenção, além de aumentar nossa flexibilidade operacional”.
A família A320 já demonstrou seu extraordinário desempenho em aeroportos altos na América Latina. Mas, os aeroportos de Lhasa e Bangda no Tibet, estão entre os mais altos do mundo e apresentam um desafio maior. A Airbus efetuou vôos de demonstração com o A319 em Lhasa e Bangda localizadas a 3.570 e 4.334 metros de altitude.
“Estamos muito contentes de verificarmos que o desempenho do A319 preenche as exigências mais árduas dos aeroportos mais difíceis”, disse Noel Forgeard presidente da Airbus. ”A Airbus dá grande importância a suas tradicionais relações com a Sichuan Airlines e está convencida que o A318 vai acelerar o desenvolvimento dessa empresa”.
A relação entre a Airbus e a Sichuan se iniciou em 1995, quando aquela empresa tornou-se a primeira operadora de A320 e de aviões “fly-by-wire” na China. Atualmente ela tem 8 A320 e 3 A321 operando com grande sucesso.

FONTE: Multiplan – Airbus Industrie – Rio de Janeiro/RJ