Skycatcher faz voo inaugural na China

217

“O programa do Skycatcher continua a fazer progressos significativos com este voo inaugural de nossa primeira aeronave, seguindo à risca o que foi anunciado em julho, quando do anúncio da certificação ASTM do avião. Estamos animados com relação ao planejado e ávidos por ver o Skycatcher ocupar o seu lugar no mercado”, disse Jack J. Pelton, CEO da Cessna.

A chinesa Shenyang Aircraft Company é responsável pela fabricação da fuselagem do Skycatcher e pela sua integração ao motor e aos aviônicos, ambos fabricados nos Estados Unidos. Com uma longa experiência na produção de aviões militares e civis, a Shenyang foi escolhida após uma concorrência internacional.

“Para nós da TAM Aviação Executiva é muito bom ver que o programa de lançamento do Skycatcher está dentro do cronograma, pois, antes mesmo da sua chegada, o avião já é um sucesso no Brasil, com mais de 60 encomendas”, diz Marco Antônio Bologna, CEO da TAM AE, representante da Cessna no Brasil há mais de 25 anos.

Com preço estimado em US$ 112 mil nos Estados Unidos, antes da importação, o Skycatcher é um monomotor a pistão, com propulsor Teledyne Continental O-200D de 100 HP, bi-pá e asa alta. A aeronave possui um sistema de aviônicos (Garmin 300) desenvolvido especialmente para o modelo, além de confortáveis assentos ergonômicos de fibra de carbono. A autonomia de voo de é de quase 6,0 horas e pode alcançar a velocidade de 219 km/h.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP