Solução criada por brasileiros revoluciona o setor de transportes de cargas no país

93

Otimizar a logística do transporte da empresa. Este é o objetivo do diretor presidente da Transportadora Sotrange, Fausto Zucchelli, que participa do desenvolvimento personalizado da Solução de Gestão Integrada com a Atech. “Com a solução integrada buscamos a melhor ferramenta de trabalho como rastrear o veículo na rota, além de melhorar a eficiência do gerenciamento da documentação da carga, fluxo de caixa e o principal objetivo que é a logística que otimiza uso do caminhão”, diz.

O produto tecnológico agrega valor ao processo, o que é um diferencial para o negócio. O cliente opera a própria logística com esse software. Assim o motorista será orientado sobre a melhor rota e programação de paradas, podendo ser acompanhado em tempo real por sinal de rastreadores – satélite ou celular – durante o transporte e distribuição da carga. Todas as informações, como segurança e economia – resultado da escolha dos melhores recursos, veículo, motorista, rota e o conhecimento prévio de gastos como pedágio e combustível — são armazenadas em uma base de dados centralizada.

Zucchelli afirma que a empresa buscou a solução para trazer mais segurança e lucratividade no uso dos caminhões que transportam carga líquida. Um dos objetivos é evitar viagens com o veículo vazio. “Com a solução integrada podemos localizar o motorista com o rastreamento via satélite”, diz. “Assim quando encontramos uma nova carga na cidade de entrega da viagem vamos poder entrar em contato com o motorista de forma rápida e otimizar o transporte fazendo com que o caminhão volte cheio”.

O sistema que funciona em tempo real utiliza aplicativos, funções avançadas de Transport Management System (TMS), e possui estrutura modular que se adequa às necessidades e objetivos específicos de cada empresa. É também integrado a sistemas como ERP, WMS, VAN/EDI e CRM. “Fazemos um levantamento do que o cliente precisa e criamos a solução para cada um de acordo com suas necessidades e fazemos a integração com os equipamentos de rastreamento e os sistemas de gestão existentes”, explica o líder de negócios da Atech, Elbson Moreira Quadros.

A visão estratégica da malha de transportes e o apoio à tomada de decisão são o trunfo do sistema que garante o aumento da eficiência e a redução de custos. As informações do ARES orientam as decisões e processos, além de garantir ganho na qualidade do serviço. Dados sobre a frota, mercadorias, prazos, valor das cargas, rotas e rastreamento integrados ao software, garantem o atendimento às necessidades de coleta e entrega de cargas. Além de oferecer confiança à cadeia de suprimentos.

Segundo Elbson, a prestação de serviços da Solução Atech para Gestão Integrada de Logística de Transportes tem início com o entendimento das necessidades do cliente, depois se segue com o desenho de uma solução tecnológica personalizada e que unifica todo o processo. Ele afirma que o mercado alvo do produto tecnológico é formado pelas empresas operadoras de logística, transportadores e embarcadores (que produzem e precisam de distribuição).

NTC – Para o presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), Geraldo Aguiar de Brito Vianna, integrar o transporte rodoviário de carga brasileiro por meio de uma solução única é uma inovação para todo o segmento. Segundo ele, o País tem cerca de 1,5 milhão de caminhões circulando por todas as vias nacionais. São aproximadamente 5 milhões de empregos. “O transporte de carga é muito importante para o desenvolvimento do nosso País. Sendo assim temos que estar cada vez mais atualizados para atender o mercado, além de obter fórmulas que otimizem nossos serviços.”

Vianna explica que atualmente o setor utiliza uma série de softwares para realizar diversos serviços. Cada um com uma função. “Até hoje, nós não tínhamos um sistema para integrar todas as funcionalidades que facilitariam muito a vida de empresas, caminhoneiros e todos os envolvidos na área.” Ele também enfatiza que o uso de vários softwares gera um custo maior e muitas vezes o retrabalho. “O trabalho da Atech, que desenvolve um sistema voltado para integrar o transporte de carga brasileiro, traz mais inteligência, agilidade, segurança e confiabilidade em todo processo digital utilizado pelo setor.”

FONTE: Aviação Brasil / Atech – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP