TAM apresenta novo conceito de produto e serviço de bordo para vôos internacionais

317

A TAM apresentou esta semana um novo conceito de serviço de bordo, entretenimento e interior das aeronaves que fazem os vôos de longa distância da companhia. Com essa completa reformulação, a empresa busca oferecer um ambiente diferenciado e confortável, onde o passageiro se sinta tão à vontade quanto em sua própria casa.

Durante dois anos e meio, o projeto foi coordenado pela presidente do Conselho de Administração da TAM, Maria Cláudia Amaro, e vários profissionais de distintos segmentos fizeram parte da criação do novo conceito.

Tudo foi renovado. Com apoio de arquitetos e engenheiros da TAM, o escritório de arquitetura e design Aline Cobra desenvolveu o novo interior dos aviões. As poltronas têm tons de bege, verde e vermelho. Carpetes mais altos conferem maior requinte ao ambiente. Cortinas, mantas, toalhas e louças foram elaboradas nas mesmas tonalidades, criando um harmônico “composé”, e incluem elementos que destacam a brasilidade. As cadeiras oferecem melhor acondicionamento e conforto, e os assentos mecânicos da Classe Executiva tornaram-se elétricos. A configuração das aeronaves também foi modificada e passam a ter quatro exclusivos assentos na Primeira Classe, 36 na Executiva e 183 na Econômica.

O entretenimento de bordo também foi incrementado e modernizado. O sistema é totalmente interativo e, dentre as novidades, será possível enviar e receber SMS e e-mails por meio do monitor individual de todas as poltronas, além de jogos multiplayer (xadrez, flight poker, jogo de quiz etc.) que permitem a interação entre os passageiros de todo o avião. Outra opção de entretenimento é o sistema de áudio: cada cliente poderá fazer sua própria seleção de músicas favoritas e ouvi-las durante a viagem. Para as crianças, a seção KIDS nos monitores também oferecerá opções de jogos, filmes e desenhos animados.

Tanto o catálogo do DutyFree quanto o cardápio e a carta de vinhos estarão disponíveis nos monitores de vídeo individuais.

Cardápio – O tema escolhido para o cardápio das rotas internacionais para o ano que vem é o azeite. Tendência mundial, a iguaria remete à culinária mediterrânea, considerada uma gastronomia saudável, adequada para ser servida em vôo.

Os pratos do cardápio 2008 da TAM serão harmonizados com os azeites oferecidos a bordo, selecionados pelo consultor Isaac Azar, primeiro brasileiro diplomado na Itália pela Organização Italiana de Degustadores de Azeite.

O cardápio resgata a história e as tradições da olivicultura. Os passageiros da Primeira Classe terão disponíveis azeites com Denominação de Origem Controlada, oriundos de cinco regiões da Itália. Para a Classe Executiva, dois diferentes “blends” de azeites italianos, exclusivamente desenvolvidos para a TAM: o frutado intenso de olivas com características verdes e o suave, de olivas maduras das regiões do norte do Mediterrâneo. Por fim, o azeite da Classe Econômica, escolhido pelo seu critério de pureza extra virgem italiano.

Preocupada em sempre oferecer opções diferenciadas aos passageiros em todas suas viagens, a TAM elaborou quatro ciclos de serviço com duração de um mês cada. Mais de 500 tipos de pratos foram elaborados, entre entradas, pratos principais e sobremesas.

Carta de vinhos – A carta de vinhos para 2008 conta, mais uma vez, com a consultoria de Arthur Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Someliers – São Paulo. Desenvolvida com o conceito de vinhos modernos europeus, as cartas da Primeira Classe e Executiva oferecem bebidas de origem alemã, francesa, italiana e espanhola.

Entre as estrelas da Primeira Classe, destaque para o Champagne Drappier La Grande Sendrée, que tem em sua composição uvas Chardonnay e Pinot Noir. Elaborado somente nos anos de melhores safras, o Grande Sendrée repousa por longos anos nas caves do século XII e sua garrafa, feita à mão, é uma reprodução da garrafa usada no século XVIII. Também fazem parte da carta da Primeira Classe o vinho branco alemão Selbach Oster Wehlener Sonnenhur Selbach Riesling Kabinett, o tinto francês Ségla, o tinto espanhol Villacreces e o tinto italiano I Balzini Black.

A Classe Executiva também oferece o notável Champagne Drappier Carte d’Or composto a partir das clássicas uvas Pinot Noir, Chardonay e Pinot Meunier, assim como o vinho branco alemão Selbach Oster Bereisch Bernkastel Selbach Riesling QbA, companhia perfeita para peixes e saladas. Este vinho reflete a personalidade da uva Riesling em sua plenitude, com delicados aromas florais e de frutas brancas (maçã e pêra). Ainda há opção de três vinhos tintos de origem francesa, espanhola e italiana, que acompanham carnes e queijos.

Iluminação – Outra novidade a bordo das aeronaves da TAM é a iluminação, que foi especialmente projetada para criar diferentes cenários e tornar a experiência de vôo muito mais agradável. Os passageiros da Classe Executiva e Econômica podem, por exemplo, ser confortavelmente acordados pela luz do amanhecer ou, ainda, ter um jantar romântico à luz de velas.

Os cenários, desenvolvidos pela Airbus em conjunto com a TAM, ainda oferecem iluminação especial para o momento do embarque e desembarque, para relaxamento, leitura, entre outros.

Serviços diferenciados – Todo o material utilizado a bordo, que contém mais de 400 itens, foi reformulado e estará disponível a partir de maio de 2008. As louças, talheres e copos mesclam itens de porcelana, vidro e aço e tiveram suas cores e design alterados, de acordo com o novo conceito do serviço de bordo. Os itens de conforto como lençóis, edredons, pijamas e chinelos também foram totalmente modificados.

A tradicional nécessaire da Primeira Classe foi substituída por um “buffet”: os passageiros poderão escolher os itens que querem utilizar durante o vôo. Também estarão disponíveis cosméticos da renomada marca grega Korres. Já na Classe Executiva, as nécessaires apresentam novos itens em uma prática bolsa. Na Classe Econômica haverá novas mantas, produzidas em tecido especial, mais leve e quente, que será um presente da TAM aos passageiros.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade