TAM conclui 30 acordos comerciais e tem 64 empresas aéreas parceiras no exterior

258

A TAM concluiu 30 acordos comerciais na modalidade SPA (Special Prorate Agreement) durante o ano de 2007 e, com isso, mantém atualmente parcerias desse tipo com 64 companhias aéreas internacionais que operam em praticamente todos os países da América do Sul, América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania. Tais parcerias permitem à TAM oferecer aos seus clientes a comodidade de comprar uma única passagem aérea na Companhia e voar do Brasil para diversos destinos em todo o mundo, a preço mais competitivo do que o passageiro obteria se adquirisse os bilhetes separadamente.

Essas parcerias permitem aos passageiros realizar conexões para vários destinos internacionais a partir dos vôos diretos e diários operados atualmente pela TAM para a América do Sul (Buenos Aires, Córdoba, Caracas, Santiago, Assunção, Ciudad Del Este e Montevidéu), Estados Unidos (Miami e Nova York) e Europa (Frankfurt, Londres, Madri, Milão e Paris). Por meio desses serviços, os passageiros da TAM podem chegar a importantes cidades como: Doha no Qatar, Dubai nos Emirados Árabes, Tóquio, Nagoya, Osaka, Seul, Pequim e Hong Kong no Extremo Oriente.

Entre as 64 companhias aéreas internacionais com as quais a TAM mantém acordos na modalidade SPA estão: Aliança LAN, Copa, Aeropostal e TACA na América do Sul; Aeromexico e Mexicana no México; United Airlines, US Airways, American Airlines, Delta e Continental nos EUA; Air France, TAP, Lufthansa, Alitalia, British Airways, British Middland, KLM, Iberia, Swiss, SAS, Austrian, Finnair e Lot Polish na Europa; Emirates, Qatar, Etihad, Middle East e El Al no Oriente Médio; Air China, Asiana, China Eastern, China Southern, Japan Airlines, All Nippon Airways, Korean, Malaysian, Cathay Pacific, Singapore Airlines na Ásia; Qantas na Oceania; e South African na África.

As parcerias na modalidade SPA somente são possíveis porque a TAM mantém acordos de tráfego do tipo MITA (Multilateral Interline Traffic Agreement) com cerca de 130 empresas aéreas internacionais filiadas à IATA (International Air Transport Association). Tais acordos permitem à Companhia agregar maior abrangência à sua malha internacional e oferecer mais opções aos seus clientes, já que também neste caso o viajante pode adquirir seu bilhete diretamente na TAM para vários trechos e voar em diversas companhias para qualquer destino ao redor do mundo.

Bilhete Eletrônico Interline – A TAM concluiu também acordos com 17 companhias internacionais para a implantação do Bilhete Eletrônico Interline (Interline Electronic Ticket – IET). Com a implementação desses acordos, a TAM pode emitir bilhete eletrônico (e-tkts) que é aceito pelas empresas aéreas Air Canada, Aeromexico, Air France, American Airlines, British Airways, Copa, Jal, KLM, Lan Chile, Lan Peru, Lan Argentina, Lan Equador, Mexicana, Swiss, TAP e TAM Mercosur, além de aceitar nos balcões de check-in da TAM os bilhetes eletrônicos emitidos por essas empresas. Até o final do semestre, a Companhia pretende habilitar o sistema com mais 30 empresas internacionais, oferecendo aos passageiros a comodidade de emissão de um único bilhete eletrônico para todas as etapas de uma viagem envolvendo vôos operados pela TAM e por uma parceira internacional.

Também proporciona maior segurança ao passageiro, que precisa apenas apresentar seu documento de identidade e o número do bilhete para solicitar a emissão do cartão de embarque (“boarding pass”) para todas as etapas da sua viagem no momento do check-in.

Vantagens do codeshare – Ainda buscando oferecer serviços de maior conveniência e conforto aos seus passageiros, a TAM desenvolve parcerias estratégicas de codeshare (acordos operacionais de compartilhamento de vôos) com empresas internacionais líderes em seus mercados de origem que proporcionam maior integração entre as respectivas malhas aéreas e permitem oferecer aos passageiros maiores opções de horários de vôos, além de assegurar conexões mais convenientes no Brasil e no exterior. Permitem ainda oferecer aos passageiros as vantagens dos programas de fidelização das companhias parceiras e de serviços diferenciados como a transferência direta de bagagens até o destino final da viagem.

Atualmente, a TAM mantém acordos de code-share com a Air France e a TAP, com as empresas da Aliança LAN (Lan Chile, Lan Argentina e Lan Peru) e com a United Airlines. Recentemente, assinou contrato de codeshare com a empresa Lufthansa visando a implementação desse tipo de parceria estratégica ainda neste ano.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade