Ponto de partida para uma possível cooperação estreita, TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) e Lufthansa assinaram hoje um Memorando de Entendimento. Nos próximos meses, as duas empresas examinarão diversas formas de cooperação. O primeiro passo deverá ser a implementação de “codeshare” (acordo operacional de compartilhamento de vôos) em rotas nacionais e internacionais. Outras possibilidades são a otimização dos horários de vôo das duas empresas, a interligação do Programa Fidelidade TAM com o Miles & More, da Lufthansa, bem como o uso recíproco das salas vips nos diversos aeroportos.

“Estamos felizes por encontrar na TAM uma parceira profissional e de confiança no crescente mercado brasileiro”, disse Götz Ahmelmann, vice-presidente de Alianças, Estratégia e Subsidiárias da Lufthansa. “Ambas as empresas se destacam por serem inovadoras e por seus altos níveis de qualidade e credibilidade. Uma cooperação da qual nossos clientes vão se beneficiar em breve”, complementou Jens Bischof, vice-presidente para as Américas da Lufthansa.

Para Marco Antonio Bologna, presidente da TAM, a parceria com a Lufthansa segue a estratégia da empresa de buscar alianças com as empresas líderes nos mercados de destino. “Vamos potencializar as sinergias possíveis entre as malhas das duas empresas e, com isso, oferecer novas opções de vôos tanto no Brasil quanto na Alemanha.” O vice-presidente de Planejamento e Alianças, Paulo Castello Branco, acrescenta que a TAM terá, no mercado alemão, um parceiro local com uma ampla rede de serviços.

Atualmente, o grupo Lufthansa oferece 20 vôos semanais entre São Paulo e seus três pontos de distribuição em Frankfurt e Munique (Lufthansa), além de Zurique (SWISS). Os passageiros provenientes da metrópole econômica brasileira chegam aos seus destinos na Europa, Ásia, Oriente Médio e África com apenas uma parada e trânsitos rápidos. Além disso, a Lufthansa serve diariamente seus destinos latino-americanos no México, Caracas, Buenos Aires e Santiago do Chile (SWISS). Ao todo, a Lufthansa serve 192 destinos em 78 países.

A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de abril com 50,7% de market share. A companhia voa para 49 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 76 destinos diferentes do território nacional. O market share internacional da TAM entre as companhias aéreas brasileiras foi de 69,7% em abril. As operações para o exterior abrangem vôos diretos para sete destinos: Nova York e Miami (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). Dentro dos próximos seis meses, iniciará vôos para Montevidéu (Uruguai) e Caracas (Venezuela). Com a TAM Mercosur, vai a outros seis destinos: Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia).

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here