A TAM recebeu autorização oficial da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar operação regular de três freqüências semanais para Frankfurt (Alemanha) e de sete para Madrid (Espanha). A empresa implementará esses novos vôos até o fim do ano. Todas as providências necessárias para a operação dessas freqüências já estão sendo tomadas pela TAM.

Como parte de sua política para o segmento internacional, a TAM vem estabelecendo parcerias estratégicas nos destinos para os quais opera. Para a Alemanha, a empresa assinou, há dois meses, Memorando de Entendimento com a Lufthansa para implementar “codeshare” (acordo operacional de compartilhamento de vôos) em rotas nacionais e internacionais. “TAM e Lufthansa firmaram acordo de aliança pelo qual as duas empresas vão iniciar codeshare, atuarão juntas nos aeroportos de Guarulhos e de Frankfurt e integrarão seus respectivos programas de fidelidade”, afirma o vice-presidente de Planejamento e Alianças, Paulo Castello Branco.

Na ocasião da assinatura do Memorando com a Lufthansa, realizada em 21 de maio no Brasil, o vice-presidente de Alianças, Estratégia e Subsidiárias da empresa, Götz Ahmelmann, dissera: “Estamos felizes por encontrar na TAM uma parceira profissional e de confiança no crescente mercado brasileiro”. O vice-presidente para as Américas da Lufthansa destacara a qualidade e credibilidade das duas empresas: “É uma cooperação da qual nossos clientes vão se beneficiar em breve”.

Nos últimos meses, a TAM assinou Memorandos de Entendimento para estabelecer parcerias com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, além da alemã Lufthansa.

A TAM vem aumentando sua participação nas rotas internacionais. Encerrou o mês de maio com 72,4% de participação no mercado entre as empresas brasileiras que operam no exterior. Na Europa, já opera vôos diretos para Paris (três freqüências diárias, sendo duas partindo de São Paulo e uma do Rio de Janeiro); Londres (um vôo por dia) e Milão (uma vez por dia). Nos Estados Unidos, vai a Miami (três vezes por dia, sendo dois saindo de São Paulo e um partindo de Manaus) e Nova York (dois vôos diários). Dentro da América do Sul também vai a vários destinos: Buenos Aires, Santiago, Assunção e Ciudad Del Este (Paraguai), Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia). Em setembro iniciará operação diária para Caracas (Venezuela) e, em outubro, para Montevidéu (Uruguai).

Para operar o segmento internacional, a TAM anunciou no mês passado ampliação de seu planejamento de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a contratação de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo que serão entregues a partir do ano que vem. Com isso, a TAM encerra 2007 com 18 aviões de grande porte para viagens de longo curso e, até 2010, serão 26 aeronaves destinadas exclusivamente aos vôos internacionais.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here