“A TAM cresceu rapidamente nos últimos anos, especialmente nas operações internacionais, e chegamos à conclusão de que necessitávamos de uma solução tecnológica flexível e com escala suficiente para sustentar nossos planos de expansão futura, visando consolidar e ampliar nossas posições de liderança conquistadas no mercado, além de melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços aos clientes e oferecer maior interatividade e funcionalidade para nossos sistemas de vendas”, afirma Paulo Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da companhia.

O vice-presidente de Finanças, Gestão e TI da TAM, Líbano Barroso, destaca: “A plataforma da Amadeus é recomendada pela Star Alliance. Esse inclusive foi um dos fatores relevantes que determinaram nossa decisão de investir na solução Altéa CMS, pois agilizará nossa integração à maior aliança global do mundo, prevista para o primeiro trimestre de 2010, e nos dará o suporte tecnológico para prosseguirmos com nossos planos de expansão internacional, além de modernizar nossos sistemas e reduzir custos operacionais”. Mais de 60% das companhias aéreas associadas à Star Alliance já utilizam ou estão contratando a solução da Amadeus.

A nova plataforma vai gerenciar todas as reservas, inventários e processos de controle de partida dos voos, e estará totalmente integrada aos sistemas legados da empresa, tanto da TAM Linhas Aéreas quanto da TAM Airlines, esta com sede em Assunção, no Paraguai. A central de dados vai permitir que a companhia mantenha um perfil atualizado dos clientes, com histórico de voos e preferências de cada um. A identificação dos passageiros desde o momento da reserva até a coleta da bagagem no destino final permite que os funcionários da TAM ofereçam um serviço consistente e personalizado. Além disso, a empresa vai adotar também a suíte de serviços de comércio eletrônico (e-commerce) da Amadeus para dar suporte ao seu website e impulsionar as vendas online.

A diretora de TI da companhia , Juliana Kfouri, explica que a companhia optou por um sistema modular, preparando a infraestrutura de base para crescer conforme o novo momento da TAM, que passará a integrar mais de 20 companhias aéreas em sua plataforma com a entrada na Star Alliance. “Foi desenhada uma arquitetura de integração mais simplificada e interativa, o que proporcionará maior agilidade e performance em termos de tecnologia e atendimento ao cliente. O desafio de virada fará com que a empresa passe por uma mudança total de processos e operações, além dos sistemas”, esclarece. Juliana conta ainda que a TAM iniciou em março último o processo de treinamento e gerenciamento de mudanças para a operação na nova plataforma em todas as áreas da empresa, incluindo os funcionários da linha de frente nos aeroportos, das áreas de reservas, check-in, emissão de bilhetes e de vendas corporativas e ao consumidor nas lojas e no call center, programa TAM Fidelidade, estendendo-se aos agentes de viagem e outros parceiros.

A vice-presidente de IT da Amadeus para Companhias Aéreas, Julia Sattel, destaca: “Com o escopo completo da Altéa, a TAM terá uma exclusiva habilidade para obter vantagens competitivas sustentáveis por meio de processos mais enxutos, tomadas de decisão mais rápidas e serviços diferenciados aos consumidores. Com nossa ampla experiência e a competência da equipe da TAM, poderemos realizar a migração em menos de um ano, acelerando sua integração à aliança global de sua escolha”.

Hoje, mais de 60 companhias aéreas utilizam a suíte completa da Altéa, enquanto um total de 135 usa pelo menos um componente da solução. A Altéa da Amadeus também foi escolhida pela Star Alliance como sua plataforma comum de TI (Star Common IT Platform – CITP).

FONTE: Aviaçao Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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