A TAM abriu esta semana os novos mock-ups de treinamento na Academia de Serviços Comte. Rolim Adolfo Amaro, em São Paulo. Com investimento de US$ 2 milhões em equipamentos e instalações, os novos simuladores reproduzem os ambientes de uma aeronave e serão destinados ao treinamento de comissários e pilotos. Com a conclusão de mais essa etapa, a Academia Comte. Rolim Amaro firma-se como o maior e mais moderno centro de treinamento da aviação na América Latina.

Os mock-ups foram instalados em área de 1,2 mil m². Além da réplica do avião e de sala para treinamento do serviço e atendimento a bordo, para cursos de formação de profissionais e também de reciclagem, há ainda uma piscina para aulas de marinharia. Este curso será um dos diferenciais oferecidos pela companhia, já que não é obrigatório pelos órgãos reguladores nas reciclagens periódicas.

O espaço terá capacidade para o treinamento de pelo menos 100 profissionais (pilotos e comissários) por dia. A média é que todo comissário da TAM faça um curso de reciclagem por ano, com duração de 15 dias. Os treinamentos de formação levam 30 dias e também serão ministrados integralmente na Academia de Serviços. A companhia tem hoje 3,5 mil funcionários entre pilotos e comissários (no total, 9,669 mil).

Com a ampliação da Academia e instalação dos mock-ups, a TAM poderá oferecer sistematicamente cursos a outras companhias aéreas. Desde o ano passado, já vem intensificando o fornecimento de treinamento para pilotos, mecânicos, despachantes de vôo e comissários de empresas estrangeiras, principalmente Canadá, latino-americanas, regionais brasileiras e de táxi-aéreo.

“A filosofia da TAM, baseada no ‘espírito de servir’, é a de oferecer o mais alto padrão de qualidade de serviço aos passageiros. Por isso, investimos em treinamento e na atualização de nossos profissionais”, afirma Ruy Amparo vice-presidente técnico-operacional.

Infra-estrutura e Qualidade – A Academia de Serviços Cmte. Rolim Adolfo Amaro foi inaugurada no final de 2001 em uma área total de 12 mil metros quadrados. Com capacidade para atender 750 alunos por dia, a Academia oferece 87 diferentes cursos de formação, técnicos em manutenção e treinamentos para pilotos, comissários de bordo, funcionários de atendimento ao cliente e administrativos. Entre eles, os cursos sobre check-in, despacho, reserva, emissão de bilhetes e cargas.

O objetivo da TAM é assegurar os níveis de excelência na formação de todos os seus colaboradores e perpetuar a filosofia de qualidade seguida pela companhia. Em 2005, foram oferecidos 32 mil treinamentos. Neste ano o número deve chegar a 40 mil já que um funcionário pode passar por vários cursos ao longo do ano.

O empreendimento funciona como uma Universidade Corporativa e busca desenvolver o conhecimento humano e técnico voltado para a corporação. O investimento em treinamento da TAM na Academia durante o ano passado ultrapassou os R$ 30 milhões. “A idéia de criar a Academia de Serviços foi a de centralizar nossos cursos em um local construído especialmente para assegurar o mais alto padrão de qualidade em treinamento”, afirma Roberto Hobeika, diretor de Gestão de Pessoas.

Ainda em 2005, o Departamento de Aviação Civil (DAC) certificou a Academia de acordo com o RBHA 142 – Centros de Treinamento de Aviação Civil (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica). Além de atestar a qualidade, o RBHA 142 permitiu à TAM comercializar produtos e serviços de treinamento no mercado de aviação civil para empresas no Brasil e no exterior. O RBHA 142 atesta que a TAM ministra treinamento a seus colaboradores dentro dos mais severos padrões de excelência e comercializa produtos e serviços de ensino no mesmo patamar de qualidade. “A TAM já está enquadrada nos níveis mundiais de qualidade tanto no que diz respeito à segurança quanto à eficiência operacional”, explica Ruy Amparo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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