TAM inicia hoje novo serviço de bordo para vôos internacionais

191

A TAM inicia hoje o novo serviço de bordo dos vôos de longa distância da companhia. O tema escolhido para o cardápio deste ano foi o azeite, uma tendência mundial que remete à culinária mediterrânea, considerada uma gastronomia saudável, adequada para ser servida em vôo.

Os pratos do cardápio são harmonizados com os azeites oferecidos a bordo, selecionados pelo consultor Isaac Azar, primeiro brasileiro diplomado “assaggiatore” na Itália pela Organização Italiana de Degustadores de Azeite.

Para oferecer opções diferenciadas aos passageiros em todas as suas viagens, a TAM elaborou quatro ciclos de serviço com duração de um mês cada. Mais de 500 tipos de pratos serão servidos durante todo o ano, com entradas, pratos principais e sobremesas.

Os azeites

O cardápio para os vôos da TAM resgata a história e as tradições da olivicultura. Os passageiros da Primeira Classe terão disponíveis azeites elaborados pela Olitalia com Denominação de Origem Controlada, oriundos de cinco regiões da Itália: Ligúria, Toscana, Úmbria, Sicília e Terra di Bari (Púglia).

O azeite da Ligúria produz, a partir da azeitona taggiasca, azeites suaves, delicados, levemente frutados de grande cremosidade na boca, com pouco amargor e picância. Acompanha bem peixes e frutos do mar. É ideal também para sobremesas. Na Toscana, onde é grande a variedade de azeitonas, o azeite tem toques suaves e se caracteriza por um frutado mais intenso do que os azeites mais ao Norte. É mais picante e amargo e acompanha bem aves e caças de carne branca. Na Úmbria a azeitona típica é a moraiolo, colhida ainda jovem. O azeite é elaborado com azeitonas verdes, o que resulta em amargor e picância intensos, harmonizando com carnes vermelhas. Na Sicília a azeitona é a noccelara, que produz um azeite com aromas intensos e sabores de características adocicadas, com interessante equilíbrio. Trata-se de um azeite muito eclético, ideal para pratos gratinados, massas e tábuas de queijos finos. Já a Terra de Bari (Púglia) produz um azeite forte, marcante, tipicamente mediterrâneo, com amargor acentuado, ideal para temperar saladas.

Para a Classe Executiva, dois diferentes “blends” de azeites italianos, exclusivamente desenvolvidos para a TAM: o frutado intenso de olivas com características verdes e o suave, de olivas maduras das regiões do norte do Mediterrâneo. O azeite da Classe Econômica, escolhido pelo seu critério de pureza extra virgem italiano.

Carta de vinhos – A carta de vinhos de 2008 conta, mais uma vez, com a consultoria de Arthur Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Someliers – São Paulo. Desenvolvida com o conceito de vinhos modernos europeus, as cartas da Primeira Classe e Executiva oferecem bebidas de origem alemã, francesa, italiana e espanhola.

Entre as estrelas da Primeira Classe, destaque para o Champagne Drappier La Grande Sendrée, que tem em sua composição uvas Chardonnay e Pinot Noir. Elaborado somente nos anos de melhores safras, o Grande Sendrée repousa por longos anos nas caves do século XII e sua garrafa, feita à mão, é uma reprodução da garrafa usada no século XVIII. Também fazem parte da carta da Primeira Classe o vinho branco alemão Selbach Oster Wehlener Sonnenhur Selbach Riesling Kabinett, o tinto francês Ségla, o tinto espanhol Villacreces e o tinto italiano I Balzini Black.

A Classe Executiva também oferece o notável Champagne Drappier Carte d’Or composto a partir das clássicas uvas Pinot Noir, Chardonay e Pinot Meunier, assim como o vinho branco alemão Selbach Oster Bereisch Bernkastel Selbach Riesling QbA, companhia perfeita para peixes e saladas. Este vinho reflete a personalidade da uva Riesling em sua plenitude, com delicados aromas florais e de frutas brancas (maçã e pêra). Ainda há opção de três vinhos tintos de origem francesa, espanhola e italiana, que acompanham carnes e queijos.

Entretenimento de bordo

O entretenimento de bordo também foi incrementado e modernizado, com um sistema totalmente interativo. Dentre as novidades, já é possível enviar e receber SMS e e-mails por meio do monitor individual de todas as poltronas, além de jogos multiplayer (xadrez, flight poker, jogo de quiz etc.) que permitem a interação entre os passageiros. Outra opção de entretenimento é o sistema de áudio: cada cliente poderá fazer sua própria seleção de músicas favoritas e ouvi-las durante a viagem. Para as crianças, a seção KIDS nos monitores também oferece opções de jogos, filmes e desenhos animados.

Tanto o catálogo do DutyFree quanto o cardápio e a carta de vinhos estão disponíveis nos monitores de vídeo individuais.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP