TAM prestes a perder a liderança em passageiros pagos embarcados

257

Não é ilusão! Só podemos começar esta nota desta maneira. A Tam, líder de mercado em oferta de assentos com 43,55% tem a Gol no retrovisor!

A empresa de Constantino Júnior, mesmo com 26,75% de oferta de assentos, encostou e muito na Tam no quesito passageiros pagos transportados.

Os cálculos realizados pelo site Aviação Brasil, através de indicadores fornecidos pelo Departamento de Aviação Civil, mostra que a Tam transportou no mercado doméstico em Junho 990.294 passageiros contra 977.518 da Gol (dados aproximados).

A oferta de assentos quilômetro confrontada com a passageiros transportados quilômetro gera o aproveitamento de cada empresa (load factor) e neste caso a Gol possue um aproveitamento melhor de suas aronaves (percentagem da aeronave cheia) que a Tam, com 71,8% contra 65,22%.

Mesmo tendo ainda um número de passageiros quilometro transportados maior que a Gol, 1.078.628 contra 729.277, a Tam, por ofertar mais e ter ainda mais aeronaves na frota do que a concorrente, voando com quase 6,5% menos passageiros nos aviões do que a Gol, fez com que o cálculo apresentado acima demonstrasse a força com que a Gol vem consolidando no mercado com o atrativo de melhores tarifas nas principais rotas.

A tendência é que entre seis e doze meses a Gol já transporte mais passageiros por mês do que a Tam e entre 3 a 5 anos oferte igualmente o mesmo volume de assentos.

A análise acima não reflete o número acumulado com o transporte de vôos não-regulares (fretamentos).

FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP

Publicidade