TAM promove Festival de Culinária Internacional

137

O cardápio foi desenvolvido pelos chefs dos serviços de catering que atendem a TAM, após um estudo das raízes gastronômicas da Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, Estados Unidos, França, África do Sul e de alguns países da América do Sul, incluindo o próprio Brasil. “Mais que uma tradição, é uma preocupação nossa sempre oferecer um serviço de bordo diferenciado e de qualidade aos clientes. Em 2008, inovamos nossos cardápios nacionais com o Festival de Culinária Regional. Em função do sucesso, damos continuidade ao serviço, agora contemplando a rica culinária internacional”, explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

A TAM elaborou quatro ciclos de serviço para os pratos brasileiros e dois ciclos para as opções internacionais, com duração de cinco dias cada. A refeição é composta de prato quente e sobremesa. No cardápio, para começar, caussolet com arroz branco (França) e hambúrguer com queijo e batata smiles (EUA) poderão ser apreciados a bordo dos voos com origem em Porto Alegre e São Paulo (Congonhas), respectivamente. Também há opções brasileiras tradicionais em todos os ciclos do serviço, como cuscuz a paulista, feijoada, bobó de camarão e escondidinho de carne seca.

O prato principal será sempre acompanhado de sobremesa, que também segue o conceito de cada região. Profiteroles com calda de chocolate, caçarola italiana, bolo inglês, doce de mamão, pudim New Orleans, cuca alemã, mousse de chocolate, arroz doce e doce de abóbora com coco estão entre as deliciosas opções oferecidas durante todo o Festival.

As refeições e sobremesas serão servidas em embalagem e suporte especialmente desenvolvidos e caracterizados para essa ação. Para ilustrar o país ou região, foram utilizados ícones ou pontos turísticos, como a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel e o Big Ben. Os desenhos foram estilizados com salsinha, cebola, coentro, manjericão, pimenta, cravo, canela e outras especiarias que representam o misto de sabores atraentes e exóticos da gastronomia de cada país participante.

O Festival acontece até 7 de dezembro nos voos da Super Ponte (São Paulo – Congonhas, Rio de Janeiro – Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte – Confins) e nos voos com origem e destino no aeroporto de Guarulhos – SP com duração superior a duas horas, no período entre 11h30 e 14h.

Com intuito de reconhecer o talento culinário de seus clientes e integrá-los ainda mais à ação, pelo segundo ano consecutivo a TAM criou um concurso que acompanha o novo serviço de bordo. Para participar, o passageiro deve se cadastrar no site http://www.tam.com.br/promocoes e enviar uma receita típica, juntamente com sua história (origem), das seguintes regiões: América do Sul (excluindo o Brasil), África do Sul, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

A cada mês, todas as receitas enviadas serão colocadas em votação na internet para os visitantes do hotsite. As cinco receitas mais votadas pelos internautas serão avaliadas por uma comissão julgadora de docentes dos cursos de gastronomia do Centro Universitário Senac, que elegerá uma receita finalista. Na grande final, no dia 30 de novembro, os cinco competidores terão de preparar a receita para degustação e avaliação da TAM e do Senac, em São Paulo.

O autor da receita vencedora será premiado com um pacote TAM Viagens, de sete dias, para qualquer destino internacional operado pela TAM, com direito a acompanhante.

Cada participante poderá enviar uma única receita, sendo que, na hipótese de recebimento de outras, somente a primeira será considerada. O envio deve ser feito exclusivamente pelo hotsite até 31 de outubro de 2009.

Folhetos do concurso serão distribuídos nos voos e na entrada do CineTAM – localizado no shopping Morumbi (SP). Nas salas de cinema, antes do filme programado, será exibido um vídeo do concurso cultural, que também será veiculado a bordo das aeronaves da companhia.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade