TAM recebe prêmios pela qualidade no financiamento de aeronaves da sua frota

104

O prêmio Latin America Deal of the Year 2008 foi concedido à companhia por conta de duas operações negociadas com grupos distintos de instituições financeiras internacionais. Além disso, o fato de a TAM ter assegurado a incorporação de 32 novas aeronaves em 2008 com o suporte de financiamentos estruturados levou o Airfinance Journal a reconhecer a equipe da companhia responsável pelas negociações, liderada pelo diretor de Contratos Internacionais da TAM, José Zaidan Maluf, como a melhor do mundo com a entrega do prêmio Aircraft Finance Team of the Year 2008.
Das duas operações que justificaram o prêmio Latin America Deal of the Year 2008, uma foi estruturada pelo Banco Santander e ING denominada Spanish Operating Lease (SOL), tendo sido concluída em julho de 2008, às vésperas da crise financeira global, para duas aeronaves Airbus.

A segunda operação foi estruturada com a garantia financeira do Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank), que viabilizou o financiamento de quatro aeronaves Boeing 777-300ER e teve a participação de quatro instituições financeiras internacionais: Calyon, Natixis, Pefco (Private Export Funding Corporation) e Société Générale.

O Airfinance Journal, uma das principais publicações de negócios realizados pela indústria da aviação comercial no mundo, apontou três aspectos inéditos envolvidos nessa operação: foi a primeira entrega de aeronaves de grande porte da Boeing no Brasil, a primeira aeronave B777-300ER a ser operada por uma companhia aérea da América Latina e o primeiro financiamento com garantia do Ex-Im Bank para esse tipo de operação estruturada.

Os prêmios foram entregues ao vice-presidente de Finanças, Gestão e TI da TAM, Líbano Miranda Barroso, e ao diretor de Contratos Internacionais da companhia, José Zaidan Maluf, em cerimônia realizada em abril no Rainbow Room do Rockefeller Center, em Nova York. A TAM foi homenageada em Londres, em dezembro passado, pela revista britânica Jane’s Transport, com o prêmio Aircraft Leasing Deal of the Year, em reconhecimento às condições inovadoras e favoráveis que obteve para financiar as quatro aeronaves B777 por meio de leasing financeiro.

“Recebemos essa dupla premiação como o reconhecimento internacional da sólida situação financeira da TAM e da excelência no relacionamento com clientes e fornecedores desenvolvido pelas nossas equipes, guiadas pela Paixão pela Aviação e pelo Espírito de Servir”, afirma Líbano Barroso.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade