A TAM Linhas Aéreas recebe em devolução até outubro as três aeronaves Airbus A330 que estavam subarrendadas para uma companhia aérea do Oriente Médio e irão compor a capacidade de frota da Companhia para os vôos intercontinentais. A primeira delas foi devolvida na última semana de julho e utilizada em dois vôos da ajuda humanitária coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores para trazer de volta ao país 497 brasileiros – entre os quais 47 crianças de colo – que estavam no Líbano.

Após passar pela inspeção da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), foi reintegrada ontem (02) à malha aérea da TAM. A devolução da segunda aeronave está prevista para o final deste mês e será utilizada para realizar diariamente o vôo noturno da TAM ligando o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a Nova York (EUA), a partir do dia 1º de setembro. A mudança de horário desta freqüência vai permitir que os passageiros cheguem em Nova York no início da manhã, ganhando mais tempo para aproveitar sua estadia.

A terceira aeronave estará voltando para a frota da TAM em outubro e irá operar o vôo diário para Londres a partir de 28 de outubro. A frota da Companhia é integrada atualmente por 88 aeronaves, sendo 66 modelos da Airbus – 13 A319, 43 A320 e 10 A330 (incluídos os três subarrendados que estão retornando à Companhia). A estimativa da TAM é a de fechar o ano com, no mínimo, 96 aeronaves e chegar ao final de 2007 com 107 aviões em operação.

O plano de frota da TAM inclui 28 aeronaves da família A320 contratadas junto à Airbus em junho de 2005 que inclui outras 20 opções. Além disso, em junho deste ano a Companhia anunciou a aquisição de mais 37 aeronaves Airbus, sendo 15 A319, 16 A320 e seis A330 com mais duas opções, com entregas programadas até 2010, mesmo período para o recebimento dos 28 aviões do contrato anterior. O planejamento estratégico da TAM prevê uma frota em operação de 127 aeronaves Airbus em 2010. Para os vôos de longo curso, a Companhia possui ainda contrato para aquisição de 10 Airbus A350 com mais cinco opções a serem entregues a partir de 2012.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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