A revalidação do registro IOSA foi conferida às duas companhias aéreas após a conclusão da auditoria realizada pela ARGUS PROS, organização independente e credenciada pela IATA (International Air Transport Association). O processo envolveu diversas áreas de ambas as empresas, que atenderam a aproximadamente 940 requisitos relacionados com a segurança das operações.

Desde janeiro de 2007, a TAM possui o registro IOSA. A certificação foi ratificada pela IATA em 2008 e novamente agora, em janeiro de 2010.

Lançado pela IATA em 2003, o Programa IOSA é referência mundial para o gerenciamento da segurança operacional na aviação civil e avalia processos das empresas aéreas relacionados a: sistema de gerenciamento, operações de voo, despacho operacional, operações de rampa, aeroportos, manutenção, cargas, segurança operacional e treinamento de todas as áreas envolvidas nas operações.

Produzidos de forma padronizada e consistente, os relatórios IOSA são aceitos pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo. Também são aceitos por empresas aéreas internacionais nos acordos de codeshare, dispensando sobreposições de auditorias da mesma natureza a cada nova parceria estabelecida.

Com a renovação do registro IOSA, a TAM atende a mais um requisito para o ingresso na Star Alliance, a maior aliança global de aviação comercial, integrada atualmente por 23 das maiores companhias aéreas do mundo e por três empresas regionais. A expectativa é de que o processo de integração à aliança seja concluído no segundo trimestre deste ano.

A renovação dos registros da TAM Linhas Aéreas e da TAM Airlines está publicada no site oficial da IATA (www.iata.org/registry).

A segurança faz parte dos mandamentos deixados pelo comandante Rolim Amaro, fundador da TAM. De acordo com os mais altos padrões de governança, o departamento Safety da TAM é totalmente independente dos demais setores da empresa e responde diretamente à Presidência.

A TAM segue rigorosamente normas e padrões estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas do Brasil, Estados Unidos e Europa, além de organizações internacionais, como a ICAO (International Civil Aviation Organization). Também é filiada aos mais importantes órgãos de segurança de voo da aviação civil no mundo, entre eles a FSF (Flight Safety Foundation), a maior organização mundial não-governamental.

A companhia participa ativamente do Comitê Regional de Segurança de Voo (RCG) das Américas – Caribe , da IATA, e é membro efetivo do United Kingdom Flight Safety Committee (UKFSC), associação de entidades e profissionais dedicados ao aprimoramento da segurança de voo na aviação comercial no Reino Unido.

FONTE: Aviação Brasil – Redação – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here