TAM traz astronauta brasileiro de volta para casa

163

A TAM Linhas Aéreas, companhia que tem orgulho de ser brasileira, vai trazer de volta ao país o tenente-coronel Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial. Pontes embarca em Paris hoje (dia 19), às 23 horas, no vôo JJ 8097 da TAM. A chegada no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) está prevista para as 5h50 de amanhã, dia 20. A viagem de Paris até São Paulo será realizada nas modernas aeronaves Airbus A330-200 da TAM.

O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos Pontes retorna ao Brasil depois de completar com sucesso seu trabalho na missão que o levou até a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão do brasileiro foi chamada de “Missão Centenário” para homenagear os 100 anos do primeiro vôo de Santos Dumont a bordo do 14 Bis.

A viagem ao espaço teve início no dia 29 de março e levou dez dias. Nesse período, Pontes realizou oito experimentos selecionados entre várias instituições brasileiras. O astronauta retornou para a Terra no dia 8 de abril, a bordo da nave russa Soyuz TMA-7. O pouso aconteceu próximo da cidade de Arkalyk, no Cazaquistão. Nos últimos dias, Pontes passou por um período de readaptação no Centro Yuri Gagarin de Treinamento de Cosmonautas, em Moscou.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade