TAM treina equipes de nova empresa aérea uruguaia

170

Em uma iniciativa inédita, a TAM Linhas Aéreas forneceu todo o treinamento necessário para que uma nova companhia aérea comece a operar na América Latina: a uruguaia Uair, que iniciou seus vôos no último dia 29 de dezembro.

Para começar suas operações, a nova companhia adquiriu, em sistema de leasing, dois aviões Fokker-100 da TAM Linhas Aéreas, com previsão de arrendar mais duas aeronaves em janeiro. Esta é a primeira vez que a TAM ministra um treinamento para outra companhia em sua Academia de Serviços que, na prática, repassou know-how fundamental para que os principais setores da nova empresa aérea possam atuar.

O treinamento inclui a preparação de pessoal técnico (pilotos e co-pilotos), comissários, manutenção e despacho de operação de vôo. O contrato da TAM com a nova companhia inclui ainda serviços de manutenção que serão feitos no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos, onde já foi concluída a nova pintura das aeronaves.

Ao todo, 40 pilotos e co-pilotos passaram pelo Ground School da TAM. Este tipo de treino faz com que a tripulação técnica conheça profundamente todos os sistemas e detalhes operacionais do F-100. O número é suficiente para cobrir a escala de quatro aeronaves.

Além de aulas teóricas e exercícios em computadores, os pilotos e co-pilotos também passam por testes em simuladores nos Estados Unidos, com supervisão de instrutores da TAM. Todo o processo foi acompanhado e homologado pelo Departamento de Aviação do Uruguai. O treinamento teve duração de quase dois meses. Para finalizar o processo, um grupo formado por cinco comandantes-instrutores complementará o treino dos pilotos da Uair acompanhando os vôos da empresa durante um período de até três meses.

A TAM também está encaminhando um grupo com 12 comissários para trabalhar nos vôos e fazer o treinamento dos funcionários da Uair nos primeiros dois meses de operação da nova empresa. Depois do treinamento básico, alguns instrutores também serão responsáveis pela preparação de comissários para atuar como chefes de equipe.

A TAM também manterá um acordo comercial com a nova empresa. Nos vôos de Montevidéu com destino a Curitiba, os passageiros da Uair poderão seguir em conexão para quatro cidades brasileiras a partir de vôos regulares da TAM: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

A TAM vem liderando o mercado doméstico no Brasil desde julho do ano passado. A Uair, por sua vez, já nasce operando como uma empresa aérea comercial de médio porte. O seu modelo de empresa foi inspirado nas companhias de baixo custo, como a norte-americana Southwest e a européia Easyjet. A Uair (www.uair.com) terá vôos diários para três países: Uruguai (Montevidéu), Argentina (Mendoza, Córdoba, Rosário) e Brasil (Curitiba).

FONTE: TAM – Aviação Brasil – São Paulo/SP