TAP inicia operação para a Ilha do Pico

195

A TAP Portugal inaugurou, no dia 20 de abril, a sua operação regular para o Pico, que prevê a realização de uma freqüência semanal entre o Continente e aquela ilha.

O vôo TP1817 acontece às quartas-feiras, operando Lisboa – Pico – Terceira – Lisboa, em equipamento A319. Com partida de Lisboa às 07h50min, o vôo chega ao Pico às 09h25min, de onde prossegue para a Terceira, às 10h15min, com chegada às 10h45min. Parte, depois, da Terceira às 11h35min e chega a Lisboa às 14h45min.

Assinalando a realização do primeiro vôo ligando o continente ao Pico, a TAP e a Secretaria Regional da Economia dos Açores, promoveram a visita ao Pico de um grupo de agentes de viagens convidados. Integraram este vôo inaugural o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, o presidente do INAC, Luís Almeida e o Administrador-Delegado da TAP, Fernando Pinto, entre outros.

Além da linha para o Pico, a TAP serve também, em code-share com a SATA, outros destinos nos Açores. Para Ponta Delgada, a oferta é de quatro freqüências semanais em equipamento TAP, a que se juntam, em média, mais 16 freqüências semanais pela SATA.

Para a Horta, a TAP opera cinco vôos por semana ao longo do período de verão, complementando ainda, nos meses de junho e setembro, com mais dois vôos adicionais por semana e, no período mais alto da estação – julho e agosto – mais um diário. A SATA disponibiliza, em média, duas freqüências semanais para a Horta durante todo o verão.

A Terceira conta com uma operação semanal média de 11 freqüências, com reforço de mais um vôo diário nos meses de julho a setembro, aos quais acrescem também os dois vôos semanais da SATA ao longo de todo o período.

Nas rotas servidas pela SATA nos Açores, e nas quais a TAP opera em regime de code-share, destacam-se Santa Maria, com uma freqüência semanal combinada com Ponta Delgada, a ligação Funchal – Ponta Delgada com dois vôos por semana e a operação de quatro freqüências semanais entre o Porto e Ponta Delgada.

A TAP oferece ainda vôos extra para os Açores, correspondendo ao aumento da procura em períodos festivos do Natal, Ano Novo, Páscoa ou Carnaval e também por ocasião das Festas São Joaninas na Terceira e da Semana do Mar na Horta.

Em 2004, a TAP transportou, no conjunto das linhas servidas nos Açores – Terceira e Horta – um total de 253.242 passageiros, com 166.286 para a Terceira e 86.956 para a Horta. O tráfego global transportado traduz um crescimento da ordem dos 7,2% em relação a 2003, quando foram transportados 236.340 passageiros.

FONTE: Aviação Brasil / TAP Air Portugal – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP