Telit Wireless Solutions desenvolve sistema de monitoramento da configuração de helicópteros

108

Nos termos do projeto RFID-Aero R&D, a divisão limitada da Telit, a Telit RF Technology, desenvolverá um sistema de comunicação sem-fio para o líder de mercado mundial em helicópteros civis voltado ao monitoramento de componentes críticos. Isso vai melhorar consideravelmente as operações de manutenção das aeronaves.

Dentro do projeto R&D, a Telit é responsável por configurar um abrangente sistema de comunicação para componentes críticos em helicópteros. Cada um desses componentes é acompanhado por um cartão Active RFID, baseado no protocolo-padrão ZigBee. As informações sobre o status atual do componente são transmitidas para um sistema central. A partir daí, as informações são transferidas para um servidor back-end, de modo que seja possível o monitoramento do status geral de configuração do helicóptero.

“Confiança e baixo custo de manutenção são os fatores críticos para o desenvolvimento de novos modelos de helicóptero”, explica Christian Feuillebois, gerente do projeto de pesquisa RFID da Eurocopter. “Por isso temos muita esperança no sistema de comunicação em desenvolvimento pela Telit RF. O sucesso dele significará uma redução a longo-prazo nos custos de manutenção dos nossos helicópteros e, portanto, uma vantagem competitiva”.

“A Eurocopter é a maior fornecedora de helicópteros civis do mundo e nós estamos felizes pelo fato da companhia ser tão fortemente comprometida com o mercado M2M”, disse Felix Marchal, VP Global de Vendas da Telit Communications PLC. “Nós consideramos o projeto R&D com a Eurocopter como um movimento estrategicamente importante para alavancar nossos negócios no novo setor de tecnologias RF”.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade