Tenente-Brigadeiro Saito assume o Comando da Aeronáutica no dia 28

173

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na quarta-feira (dia 21), o decreto de nomeação do novo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. A solenidade militar de posse ocorrerá na próxima quarta (dia 28 de fevereiro) na Base Aérea de Brasília (BABR), às 11h, quando o cargo será transmitido pelo atual Comandante, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno.

O novo comandante da Aeronáutica tem 64 anos de idade. Ele iniciou sua carreira militar em março de 1960 quando ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na cidade de Barbacena.

Em sua trajetória, já foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e Adido Aeronáutico da Embaixada do Brasil na Inglaterra.

Seus cargos mais recentes são os de Comandante do 2º e do 5º Comando Aéreo Regional, Comandante-Geral de Apoio, Comandante-Geral de Operações Aéreas e exerce atualmente a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica.

O novo comandante é piloto de caça e possui mais de seis mil horas de vôo em diferentes tipos de aeronaves, entre elas o F-5 (Tiger II) e o F-103 (Mirage III).

No currículo, inúmeras condecorações como a Ordem do Mérito Naval (grau Grande Oficial), Ordem do Mérito Militar (grau Grande Oficial), Ordem do Mérito das Forças Armadas (grau Comendador) e Ordem do Mérito da Defesa (Grau de “Grande Oficial”).

Nascido na cidade de Pompéia, no interior paulista, o novo Comandante é filho de imigrantes japoneses e casado com a senhora Vera Regina Saito. O casal tem três filhos e cinco netos.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP