Trem Aeroporto – São Paulo reforça vocação de Guarulhos

267

Nas comemorações dos 20 anos do Aeroporto Internacional de São Paulo, Governador André Franco Montoro, a Prefeitura de Guarulhos trabalha com um projeto que garantirá um ciclo maior de desenvolvimento para a cidade.

Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura firmou, pela primeira vez, parceria com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). O acordo, estabelecido também com o Governo do Estado, prevê a análise de propostas para melhorar o Aeroporto Internacional.

Entre as medidas está a criação de uma linha ferroviária exclusiva, a Expresso Aeroporto, que ligará o Aeroporto à região da Barra Funda, na capital. Com isso, o trajeto de 31 quilômetros será feito em 20 minutos. O projeto inclui também a construção de duas estações terminais e a extensão da linha do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até o município. A estimativa é que os gastos totais do projeto passem de R$ 1 bilhão.

Com conclusão prevista para o início de fevereiro, o estudo abre a possibilidade das obras contarem com participação do setor privado por meio das PPPs (Parcerias Público-Privadas).

O Expresso Aeroporto impulsionará ainda mais a vocação de Guarulhos, que é a segunda maior cidade do Estado, como um importante pólo econômico, ao facilitar o escoamento da produção local.

Pesquisa mensal do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) mostra que, em novembro, Guarulhos obteve o melhor desempenho, em relação ao ano anterior, no crescimento de empregos. A avaliação é feita em 1.710 empresas, que representam 93% do emprego industrial do Estado de São Paulo. Comparado a outubro do ano passado, a cidade teve aumento de 0,91% no número de vagas — reflexo direto de variações positivas nos setores de transporte, elétrico, eletrônico e de comunicações.

FONTE: Aviação Brasil / Prefeitura de Guarulhos – Assessoria de Imprensa – Guarulhos/SP

Publicidade