Trip Linhas Aéreas e Skywest firmam sociedade estratégica

130

O negócio prevê investimentos a serem realizados em três etapas, somando um aporte total de US$ 30 milhões até fevereiro de 2010, quando a SkyWest Inc. poderá deter até 20% do capital social da TRIP. Este percentual atende à atual legislação de participação de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. O pedido de autorização para a primeira etapa foi protocolado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A TRIP conclui um ciclo de captação de recursos realizados nos últimos anos que totalizam investimentos da ordem de US$ 150 milhões. Além do capital anterior da empresa, esse valor corresponde aos investimentos feitos nos últimos três anos somados ao recente aporte da SkyWest Inc. De acordo com Renan Chieppe, presidente do Conselho de Administração, “estes investimentos permitem acelerar a expansão da nossa frota, crescer e concretizar o projeto mais expressivo da aviação regional do Brasil”.

“É a primeira vez que uma empresa aérea estrangeira investe em uma brasileira. Com esta parceria inédita no País, concretizamos um importante passo não só para a expansão da companhia, mas para o desenvolvimento de um modelo moderno e eficiente de aviação no Brasil, alavancando significativamente nossa capacidade de distribuição e alimentação”, explica José Mario Caprioli, presidente da TRIP Linhas Aéreas. Além do aporte de capital, a associação trará ganhos de escala em nível mundial e a transferência do know-how da SkyWest Inc. para a TRIP em áreas como operação, manutenção e financiamentos internacionais de aeronaves.

“Estamos entusiasmados ao observar a sinergia que caracteriza a sociedade com a TRIP Linhas Aéreas. Após 16 meses de negociação, concluímos que há uma positiva convergência de visões e interesses entre as duas empresas e que o negócio permitirá fornecer conhecimento e experiência para promover no Brasil o modelo de aviação regional que estamos desenvolvendo com sucesso no mercado americano”, afirma Jerry Atkin, Presidente do Conselho e CEO da SkyWest Inc.

Detentora da quarta maior frota de aviões comerciais do mundo, com aproximadamente 442 aeronaves, a SkyWest Inc. tem na política de alianças com outras companhias aéreas a essência de seu negócio. A empresa é a principal operadora de aviões regionais tanto para Delta quanto para a United Airlines, fazendo a distribuição destas empresas pelas cidades americanas. E é esse modelo que a transformou em uma das maiores transportadoras dos Estados Unidos e na maior companhia regional do mundo.

A TRIP continuará sendo controlada de forma igualitária pelos Grupos Caprioli e Águia Branca. Adicionalmente, o Conselho da companhia irá admitir mais um membro nomeado pela SkyWest Inc., passando a contar com oito integrantes.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade