Trip Linhas Aéreas investe no treinamento de suas lideranças

149

A companhia está participando do Programa Parceiros de Excelência (PAEX), que inclui também o Plano de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD), da Fundação Dom Cabral (FDC). Na primeira etapa, o projeto envolveu seis executivos de cargos gerenciais e de direção da empresa e, até 2010, 18 profissionais passarão pelo programa.

De acordo com o Diretor de Administração e Finanças da TRIP, Fernando Calaes, nesse período a companhia já realizou estruturações importantes, entre elas, a definição de uma metodologia para elaborar o planejamento estratégico. “A empresa está vivendo um momento de muitas mudanças e de expansão e esse tipo de iniciativa é fundamental para fortalecer, integrar e estabelecer uma nova cultura em nossa estrutura organizacional”, explica. O executivo lembra ainda que a TRIP é a única companhia aérea regional com Governança Corporativa.

Ao longo de 2008, os participantes do PAEX se juntaram a um grupo formado por outras empresas de pequeno e médio portes para debates, palestras e workshops com a proposta de realizar um intercâmbio de conhecimentos para aprimorar seus processos de gestão, fazendo uso das mais modernas ferramentas de planejamento estratégico. O objetivo é o desenvolvimento do negócio da empresa com foco no aumento da competitividade das organizações.

“Quando as organizações se voltam exclusivamente para as próprias experiências, correm o risco de isolar-se nos limites de suas competências, perder a perspectiva da comparação e repetir os padrões estabelecidos. Assim essa rede empresarial, permite que as empresas possam acessar diversas ferramentas de gestão de modo que otimizem sua performance e aprimorem sua atuação no mercado”, avalia o coordenador do PAEX, Luiz Eduardo Ferreira Henriques.

Como parte do PAEX os gestores participam também do Plano de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD), voltado para as áreas de finanças, marketing, operações, logística, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Os encontros mensais têm o objetivo de alinhar e preparar os profissionais para que estejam capacitados a implantar na empresa as modernas ferramentas de gestão conhecidas durante o PAEX.

Para acompanhar todo o processo a FDC desenvolveu ainda uma ferramenta, coincidentemente batizada de ‘Painel de Bordo’, que traz a situação de cada um dos indicadores definidos pela empresa como estratégicos, mostrando se ela está abaixo, acima ou dentro das metas estipuladas. “Com esse controle, fica muito mais claro o alinhamento que os gestores devem ter entre suas áreas para que todos trabalhem em cima de um resultado comum”, afirma Calaes.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade