Turismo debaterá internacionalização de aeroporto no Piauí

153

A Comissão de Turismo e Desporto promoverá amanhã audiência pública sobre a internacionalização do aeroporto de Parnaíba (PI). A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Antonio Cambraia (PSDB-CE).

Participarão do debate:
– o governador do Piauí, Wellington Dias;
– o governador do Maranhão, José Reinaldo Carneiro Tavares;
– o governador do Ceará, Lúcio Gonçalo de Alcântara;
– o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia; e
– o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Wilson Campos.

Potencial turístico

Antonio Cambraia observa que a faixa litorânea que vai de Jericoacoara (CE) até os Lençóis Maranhenses possui grande potencial turístico. Apesar de já haver um protocolo de intenções assinado no ano passado entre os governos do Piauí, do Ceará e do Maranhão, as ações para internacionalização do aeroporto não têm sido tomadas na celeridade esperada pelo deputado.

O aeroporto de Parnaíba é administrado pela Infraero desde junho de 2004. Até então, estava sob administração do governo do Piauí. A empresa presta serviços de administração, operação, exploração, manutenção e desenvolvimento da infra-estrutura do terminal.

A pista de pouso e decolagem, com 2,1 mil metros de comprimento, já está preparada para receber vôos internacionais, fretados ou regulares. No entanto, ainda devem ser realizados investimentos para melhorias no terminal de passageiros, no pátio de aeronaves e no auxílio à navegação aérea.

A audiência começará às 14h30, no plenário 5. Às 14 horas, a comissão realizará sessão ordinária para votar requerimentos.

FONTE: Agência Câmara – Redação – São Paulo/SP

Publicidade