UPS investe 300 horas em voluntariado

253

Ao longo de todo esse mês, os funcionários da UPS participaram do Mês Global do Voluntariado, doando tempo, talento e apoio para ajudar organizações carentes em suas comunidades locais.

Desde 2003, a UPS tem denominado uma semana em outubro como a Semana Global do Voluntariado. Esse ano, a semana foi expandida para um mês completo, permitindo que mais funcionários participem do programa. Os esforços voluntários ultrapassam o Brasil com funcionários da UPS participando nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Europa e Ásia. Desde o início do programa, o número de funcionários voluntários aumentou de 1.000 em 2003 para mais de 30.000, número esperado que participe mundialmente da atividade esse ano.

“Os funcionários da UPS são encorajados a voluntariarem-se durante o ano, mas durante o Mês Global do Voluntariado há um esforço ainda mais concentrado para empenhar o máximo possível de voluntários”, diz Nadir Moreno, presidente da UPS Brasil. “Se você puder trazer uma pessoa e torná-la voluntária pelo menos uma vez, ela participará da experiência em primeira mão e terá o poder em doar e receber e assim você ajudará a criar um voluntário por toda a vida.”

Os funcionários da UPS podem escolher seus próprios projetos de voluntariado para apoiar também os projetos indicados pelas equipes de liderança da UPS, que coordenam oportunidades de voluntariado para os funcionários participarem. Essas atividades incluem uma variedade de projetos que vão desde proteção a animais silvestre com a construção de gaiolas especiais junto a SOS Fauna e arrecadação de alimentos com o Banco de Alimentos.

“Esse ano estamos enfatizando os esforços junto a ações de combate a fome, educação e integração social,” adiciona Nadir. “Estamos encorajando os funcionários a participarem em projetos como a Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, Instituição. Educacional e Assistencial Gente Humilde, Projeto Papel de Gente e o Banco de Alimentos”.

Mais de 100 voluntários da UPS local irão apoiar diferentes projetos em cada uma das organizações:

Laramara –. Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual – Fundada em 1991 e com uma missão de desenvolver cursos e seminários especializados para as famílias dos portadores de deficiência visual, a associação já recebeu mais de 8,000 pessoas. Além disso para a apoiar e facilitar a vida dos entes queridos, a entidade também busca por recursos pedagógicos e brinquedos adequados e assim cuidar do desenvolvimento e adaptação de materiais, métodos e técnicas inovadoras e um espaço físico acessível às necessidades das pessoas com deficiência visual . Os voluntários da UPS durante o mês de agosto produziram bengalas para as pessoas assistidas pela entidade.

Instituição. Educacional e Assistencial Gente Humilde – Entidade focada em apoiar pessoas com necessidades e com objetivo de combater a fome, a pobreza e o preconceito social – Os Voluntários da UPS participaram ativamente com diferentes funções durante o mês de outubro com atividades de leitura de livros, pintura e desenhos para crianças e adultos.

Projeto Papel de Gente – Criada por uma terapeuta e com suporte de artistas, designers e executivos, o Projeto está fundamentado desde 2001 em duas vertentes: manutenção de um espaço de produção, criação e circulação de idéias em torno da reciclagem e o segundo aspecto junto a capacitação à empregabilidade dos participantes, através da comercialização de seus produtos – Os voluntários auxiliaram na produção diária da entidade com a produção de materiais recicláveis.

Banco de Alimentos, – Organização Não Governamental que trabalha efetivamente, desde janeiro de 1999, tem o objetivo de minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e assim fornecer uma alimentação balanceada e saudável. Mais de 30 entidades são beneficiadas pelo Banco. – Os voluntários da UPS atuaram junto a coleta de alimentos enlatados, entre outros. As doações serão enviadas às entidades carentes beneficiadas pelo Banco de Alimentos.

O Mês Global do Voluntariado é um dos muitos exemplos do longo compromisso da empresa com o voluntariado. Desde sua fundação em 1907, a UPS construiu um legado, como empresa cidadã corporativa responsável. Pelo envolvimento com a United Way, por meio da Fundação UPS ou pelo trabalho de voluntariado, a UPS fornece auxílio a programas direcionados a assuntos sociais e comunitários que incluem educação, pobreza, falta de moradia, fome, doença e desemprego.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade