VEM faz modificações na aeronave ERJ 145 da FAB

236

Como já acontece há mais de 30 anos, mais uma vez a VARIG foi responsável pela modificação de um avião que atenderá ao Presidente da República em viagens pelo Brasil, para apresentar as riquezas brasileiras à uma comitiva chinesa, que está no País, incluindo seu ministro da defesa. O avião já ficou pronto, deixando o hangar da empresa, no Rio de Janeiro, no último dia 20.

Desta vez foram feitas modificações no interior da nova aeronave de transporte da FAB, o C-99, prefixo 2520, derivativo do Embraer ERJ-145. As modificações visaram proporcionar maior conforto e funcionalidade ao interior da aeronave que servirá ao staff do Ministro da Defesa da República Popular da China. Durante a primeira operação da aeronave, há três semanas atrás, dois supervisores de manutenção da VARIG ficaram na Base Aérea de Campo Grande – MS, por uma semana, para dar o devido treinamento ao Esquadrão 1º/2º e para acompanhar a missão.

Desde o início dos anos 70, a VARIG presta serviços à Força Aérea Brasileira – FAB, fazendo a revisão dos componentes dos aviões C-130, F-5, C-115, KC-137 e B-737, esses dois últimos, aviões presidenciais. Em 2001 a VARIG fundou sua própria empresa de manutenção e engenharia de aeronaves – a VEM, que deu continuidade aos trabalhos.

Visando manter o excelente nível de relacionamento e de atendimento à FAB, a VEM se prepara para competir pela manutenção do novo Airbus Corporate Jet adquirido pela Presidência da República, uma vez que acaba de receber certificação do FAA – mais alto órgão aeronáutico dos Estados Unidos, para fazer manutenção na frota Airbus, o que confirma sua competência também nessas aeronaves.

Para a VEM, a decisão da FAB em buscá-la para serviços em seus aviões, deve-se a prontidão com que a empresa sempre os atende, já que a qualidade dos serviços prestados está atestada de longa data. “No caso dessa modificação do C-99, a antecedência e o prazo para execução dos serviços foram de poucos dias e a VEM aceitou o trabalho. Essa flexibilidade é um diferencial da empresa, que sempre está pronta para atender demandas especiais ou urgentes”, comenta o Eng. Alexandre Fleischhauer, Diretor de Novos Negócios da VEM, e coordenador do Projeto. Uma empresa de engenharia e manutenção aeronáutica com o porte, competência, alto nível tecnológico e agilidade é estratégica para a FAB e para o País, não só no dia a dia da operação, mas também devido ser um pilar importante na eventualidade de uma maior mobilização militar.

Mais do que qualquer condição comercial, esta é mais uma oportunidade para ratificar sua intenção em fortalecer cada vez mais sua parceria de décadas com a FAB, principalmente em um momento em que tanto se comenta sobre as dificuldades do setor da aviação comercial do Brasil. A VEM é uma empresa 100% VARIG e 100% brasileira. “Para nós será sempre um motivo de orgulho poder atender as instituições do Governo brasileiro, com o mesmo carinho e dedicação com que fazemos a manutenção dos aviões da VARIG”, finaliza o Eng. Evandro Oliveira, Presidente da VEM.

FONTE: Aviação Brasil / VEM – Assessoria de imprensa – Rio de Janeiro/RJ

Publicidade