VarigLog implenta ERP da IFS

200

A VARIG LOG, empresa aérea de logística voltada para os processos de coleta, transporte e entrega de encomendas e mercadorias, adotou a solução de gestão empresarial da IFS, o IFS Applications. O projeto teve início com a escolha da solução de manutenção para suas aeronaves e expandiu para a adoção de todo o ERP da fornecedora.

Implantado na modalidade ASP (Application Service Provider), o IFS Applications ficará hospedado no data center da IFS e será utilizado pelas operações da VARIG LOG no Brasil, além de controlar seus negócios em outros 40 países. A solução, que vai ao ar simultaneamente em todos os países em janeiro de 2008, funcionará como um sistema único, ou seja, as informações de cada país serão processadas numa mesma aplicação que utilizará o hosting da IFS no Brasil. Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, o projeto envolve aproximadamente 250 usuários, podendo ser expandido para 20 mil usuários devido a adoção de portais colaborativos do IFS Applications.

A VARIG LOG, que iniciou seu projeto com a busca de um fornecedor para implantar uma nova solução de manutenção de aeronaves, visando centralizar seus processos de contratação de serviços e gestão do seu centro de manutenção, tomou também a decisão de adotar uma nova solução de ERP através do projeto New Vision. O objetivo da VARIG LOG é implementar um novo sistema de gestão empresarial visando integrar os processos de negócios das áreas administrativa, financeira e contábil da organização, o que possibilitará maior transparência, controle e planejamento.

“A IFS foi escolhida para oferecer uma solução de manutenção de aeronaves com uma tecnologia que atende às nossas demandas e está totalmente localizada, o que nos garante atender às necessidades do dia-a-dia da operação. No momento em que decidimos ir ao mercado para escolher um novo fornecedor de ERP fazia sentido adotar uma solução que fosse totalmente integrada aos recursos de manutenção que estavam sendo implantados”, comenta Edson Arruda, diretor de administração, finanças e controle da VARIG LOG.

De acordo com Carlos Pessoa, gestor do projeto na VARIG LOG, a escolha pelo IFS Applications envolveu, além da integração com o módulo de manutenção, a flexibilidade da solução devido à aderência da ferramenta ao setor de aviação, possibilitando a centralização dos processos de faturamento, receita e compras, o que permite o gerenciamento adequado dos custos das operações por produto e pelo nível menor de etapa de vôo – trecho e rota.

“Outro fator de destaque é a facilidade de expandir o aplicativo para a construção de uma adequada e rápida solução de logística. Também foi considerado pela companhia a facilidade de customização para suportar demandas específicas; o modelo de hospedagem ASP, evitando investimentos da VARIG LOG em infra-estrutura; e a garantia de serem atualizadas as customizações no upgrade da solução”, conclui Pessoa.

Com a implementação do IFS Applications, a VARIG LOG pretende modernizar seus processos, reduzindo custos e agilizando a cadeia de informações; disponibilizar em tempo hábil dados atualizados e consolidados que são necessários à gestão das áreas; possibilitar a publicação de informações para análise direta, sem necessitar de manuseio ou tratamento por aplicativos auxiliares; além de oferecer à companhia a possibilidade de realizar o gerenciamento de documentos de forma online.

Segundo Lávio Falcão, presidente da IFS Brasil, a implementação na VARIG LOG demonstra todo o conhecimento da IFS no mercado de aviação, que é uma das verticais estratégicas da companhia mundialmente. “A VARIG LOG está proporcionando à IFS uma importante referência no setor de aviação comercial, visto que a companhia é considerada um ícone deste segmento, e está abrindo portas para esta nossa estratégia em toda a América Latina”, resume Falcão.

Entre as referências da IFS no setor de manutenção de aeronaves estão Força Aérea Americana, Gable Engineering, Air Logistics e GE Engine Services, na América do Norte; Finnair, Bristow Helicopters e Oslo Lufthavn AS, na Europa; e Hawker Pacific e Helitec na Ásia.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade