Varig amplia serviços para formação de profissionais de aviação

375

O Centro de Treinamento Operacional da VARIG (conhecido internacionalmente como VARIG Flight Training Center), recebe amanhã, do Departamento de Aeronáutica Civil – DAC a homologação RBHA 142, que permite a comercialização de produtos e serviços no mercado de aviação civil para particulares ou empresas no Brasil e no exterior. Assim, o VARIG Flight Training Center passa a ser o primeiro e único centro de treinamento no Brasil autorizado oficialmente a formar profissionais de aviação civil (pilotos, comissários, despachantes operacionais de vôos e outros).

Até então, o VARIG Flight Training Center estava restrito a oferecer seus cursos somente a profissionais com vínculo empregatício nas empresas de aviação. Particulares ou institutos de ensino de aviação estavam impedidos de terem acesso aos modernos conhecimentos aeronáuticos disponibilizados pela moderna estrutura de ensino do Centro.

Além de ampliar a venda dos produtos e serviços, o novo certificado do VARIG Flight Training Center criará para os profissionais mais chances de emprego e de ascensão em suas carreiras na aviação civil. A formação desses profissionais será habilitada pelo DAC e reconhecida por empresas aéreas com a apresentação dos certificados de conclusão dos cursos do VARIG Flight Training Center.

A homologação acontece amanhã (dia 4.03), às 17 horas, em solenidade a ser realizada no auditório Comandante Fleming, localizado no prédio 4 do centro de treinamento, na Estrada do Galeão 3.200, Ilha do Governador. Estarão presentes o Diretor Geral do DAC, Brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, o Vice-Presidente Operacional e Técnico da VARIG, Comandante Miguel Dau, e o Gerente Geral do Centro de Treinamento, comandante Eloy Bayer.

O treinamento sempre foi preocupação permanente da VARIG. A empresa que, em 1945 implantou seus primeiros treinadores de vôo para desenvolver técnicas de pilotagem a seus comandantes, não se limitou a ter somente um local para treinar. Criou, em 1974, um centro integrado com a principais áreas operacionais da companhia onde, em mais de 60 diferentes cursos, forma os profissionais necessários à uma empresa de aviação comercial.

O VARIG Flight Training Center mantém um corpo de instrutores em condições de adaptar ou de desenvolver novos cursos para atender a solicitação de qualquer cliente VARIG. Além disso, técnicos e engenheiros especializados na manutenção de simuladores de vôo estão aptos a fazer correções, melhorias ou implantação de sistemas, mantendo todos os equipamentos permanente atualizados.

Maior em toda a América Latina, o Flight Training Center acumulou vasta experiência em todos esses anos de funcionamento, permitindo que a VARIG também ofereça o mesmo treinamento para outras companhias aéreas. A procura é tão grande que, atualmente, os cursos podem ser ministrados também em inglês e em espanhol.

Em seus 28 mil m² quadrados de área (cerca de 6 mil m² de área construída e 1.500 deles destinados aos simuladores), o Flight Training Center oferece desde equipamentos de treinamento clássicos, até os mais modernos, com altos índices de eficiência. Entre eles podem ser destacados os simuladores do B/737-200 e 300, B/747-200/ 300, B/767-300, B/707 e ERJ/145. Além disso, possui também dispositivos computadorizados para reprodução de cabines de DC10-30, B/727-100, B/737-200 e 300.

Para ter suas atuais instalações, a VARIG investiu cerca de US$ 120 milhões ao longo de todo o período de funcionamento do Flight Training Center , onde são aplicados US$ 9 milhões anuais, para manutenção e desenvolvimento da área.

Em relação à segurança são oferecidos cursos que abrangem uma vasta gama de situações de emergência: fogo, evacuação, sobrevivência na selva, entre outros. Todos eles são realizados em equipamentos especialmente projetados para cada uma das necessidades, como cabine de fumaça ou escorregadeiras.

Destaque especial merece a área preservada de Mata Atlântica no Rio de Janeiro onde, usando recursos naturais e aeronaves, é realizado o curso de sobrevivência na selva. Ali, tanto a tripulação técnica (pilotos), quanto a de cabine (comissários), aprendem, na prática, como conseguir água, fazer fogo, encontrar alimentos, construir abrigos ou refúgios, e oferecer primeiros socorros a feridos. Este curso é inédito em todo o mundo, sendo ministrado somente no Flight Training Center.

Funcionando as 24 horas diárias ininterruptas, o Flight Training Center ministra 38 mil / horas de aula a cada ano, incluindo aí – além das tripulações técnicas e de cabine – cursos para Despachantes Operacionais de Vôo, Balanceadores, Agentes de Carga e Agentes de Tráfego.

FONTE: Aviação Brasil / Varig – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ