Varig tem novo presidente executivo

304

O novo Conselho de Administração da VARIG S.A., nomeado no último sábado, dia 7 de maio, tomou posse esta manhã no Rio de Janeiro, na sede da Varig. Na presidência e vice-presidência estão David Zylbersztajn e Omar Carneiro da Cunha Sobrinho. Os demais conselheiros são o Embaixador Marcos Castrioto de Azambuja, Eleazar de Carvalho Filho, Brigadeiro Sergio Xavier Ferolla e Sergio de Almeida Bruni, que irão juntar-se aos atuais conselheiros Gesner de Oliveira e Harro Fouquet.

A partir de hoje, a Varig S.A. (Viação Aérea Rio-Grandense) – companhia aberta concessionária de serviços públicos de navegação aérea – contará também com um novo presidente executivo: Henrique Neves. Executivo com carreira profissional diversificada no Brasil e no exterior, Neves tem experiência em administração de grandes empresas, multinacionais e brasileiras, nos setores de petróleo e telecomunicações. Segundo David Zylbersztajn, Henrique Neves foi escolhido por unanimidade pelo conselho. “Trata-se de um executivo com experiência e bom relacionamento com governo, mídia e sociedade”.

Marcos Castrioto de Azambuja foi embaixador do Brasil na França entre os anos de 1997 a 2003 e na Argentina, entre 1990 e 1992. Chefiou a delegação do Brasil para assuntos de desarmamento e direitos humanos em Genebra e coordenou a conferência Rio 92. Atualmente preside a Fundação França-Brasil e é membro da Comissão de Armas de Destruição em Massa. Azambuja é autor de livros e palestras sobre relações internacionais, com ênfase para temas como desarmamento e desenvolvimento sustentável; governança corporativa e integração regional; direitos humanos; Antártica e política espacial. É conselheiro, consultor e membro de diversas entidades acadêmicas e empresariais.

Sergio Xavier Ferolla – Tenente Brigadeiro do Ar e Ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, Oficial Aviador da turma de 1955 e engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Entre outras funções militares, Sergio Ferolla foi diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), presidente do Conselho de Administração da Embraer, comandante e diretor de estudos da Escola Superior de Guerra e chefe do Estado Maior da Aeronáutica. Nomeado pelo Presidente da República, assumiu o cargo de Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) de 1996 a 2004 e exerceu a presidência do tribunal entre os anos de 2000 e 2001.

Omar Carneiro da Cunha Sobrinho é sócio da Bond Consultoria Empresarial e da Dealmaker Consultoria e Participações, além de sócio e presidente do conselho de administração da Brazilian Fast Food Corporation – Bob´s. Trabalhou para o grupo Royal Dutch / Shell por 27 anos na Inglaterra, Alemanha, Holanda e no Brasil, onde foi presidente da Shell Brasil, da Billiton Metais e da Shell Química. Foi presidente da AT&T Brasil e membro do Management Committee da AT&T Internacional. Atuou como membro do Conselho de Administração da Alumar, Valesul Alumínio, Mineração Rio do Norte e TWW Wireless. Atualmente se dedica a atividades comunitárias e empresariais como membro do Conselho de Administração do grupo Cataguazes-Leopoldina, da Ação Comunitária do Brasil e da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, entre outros.

Eleazar de Carvalho Filho é graduado em economia pela New York University e pós-graduado em relações internacionais pela John Hopkins, nos EUA, Eliazar de Carvalho Filho é sócio fundador da Iposeira Gestão de Ativos Ltda. Foi presidente do BNDES e diretor superintendente do BNDESPar, responsável pela gestão de um patrimônio de US$ 10 bilhões. Também presidiu o Banco UBS SA e foi diretor geral do UBS AG no Brasil. Atuou ainda no Banco Garantia e no CItibank / Crefisul. Possui ampla experiência nos mercados doméstico e internacional nas áreas corporativa e financeira. Integra o Conselho de Administração e Consultivo de diversas empresas e do ABN Amro Bank Brasil. Já participou do Conselho de Administração da Telemar, Vale do Rio Doce, Eletrobrás e Petrobras.

David Zylbersztajn foi o primeiro diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). É doutor em economia da energia pelo Institut d´Economie et de Politique de I´Energie, na França, e mestre em ciências – engenharia mecânica pela PUC / RJ. Atualmente dirige a DZ Negócios com Energia, da qual é sócio fundador. Foi secretário de Energia do Estado de São Paulo e presidente do Conselho de Administração das Companhias de Energia do Estado de São Paulo entre os anos de 1995 e 1998. É membro do Comitê Consultivo do Programa ALURE, da União Européia, para Projetos de Energia na América Latina e do Conselho de Administração da Certisign Certificadora Digital. Foi consultor do Projeto Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Zylbersztajn atuou ainda como professor do Departamento de Engenharia Mecânica da PUC / RJ, professor do Mestrado em Regulação da Industria de Energia na Universidade Federal de Salvador e coordenador do Programa de pós-graduação em energia da Universidade de São Paulo. É autor de publicações científicas e artigos sobre energia.

Sérgio de Almeida Bruni é economista pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e pós graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Sérgio Bruni é especialista em administração pública, gestão de instituições científicas e administração ambiental. Já desenvolveu atividades como presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura do Rio de Janeiro, presidente do Comitê de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, presidente do IBGE, secretario de Educação e Cultura do governo de Roraima, diretor de pesquisas do IBAMA (antigo IBDF), assessor da Casa Civil da Presidência da República e professor da PUC/RJ e Escola Superior de Guerra.

Gesner de Oliviera é doutor em economia pela Universidade de Califórnia e mestre pelo Instituto de Economia da Unicamp. É sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, diretor de relações internacionais do Instituto Brasileiro de Estudos das Relações de Concorrência e de Consumo (IBRAC), professor adjunto do departamento de economia da EAESP/FGV e parceiro em inúmeros processos de regulação de infra-estrutura e defesa da concorrência, inclusive para organismos internacionais como a Unctad/ONU e Banco Mundial. É membro de diversos comitês e conselhos consultivos e administrativos. Mantém uma coluna semanal na Folha de São Paulo com ênfase em defesa da concorrência e regulação. Já atuou como presidente do CADE, Secretário Adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e pesquisador da área econômica do CEBRAP. É autor de dois livros sobre economia da concorrência e diversos trabalhos publicados sobre o tema.

Harro Fouquet é Administrador de empresas, já atuou na Real Transportes Aéreos, Varig e Rio Sul. Nestas empresas, desempenhou atividades como diretor de tráfego, superintendente de planejamento do tráfego, diretor de planejamento e finanças, superintendente de planejamento econômico e vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Participou de congressos e conferências nacionais e internacionais de aviação e desenvolveu estudos e projetos sobre viabilidade técnico-econômico-financeira de aeroportos no Brasil, entre outros.

Henrique Sutton de Sousa Neves – Presidente Executivo da Varig – Brasileiro, casado, nascido em 22/06/1954, em Brookline, Massachussets, Estados Unidos da América, filho de pai português e mãe brasileira, Neves é formado em Direito pela PUC/RJ e cursou o Advanced Management Program da Harvard Business School. Executivo sênior com carreira profissional diversificada no Brasil e no Exterior, incluindo a Amazônia e a América do Sul, Neves tem experiência em cargos de topo de administração de grandes empresas, multinacional e brasileira, nos setores de petróleo e telecomunicações. Durante 22 anos esteve no setor da indústria do petróleo iniciando sua carreira na Shell Brasil em 1976. Na Shell passou pelos seguintes cargos: Vice-Presidente do Mercado de Varejo, implementou o Programa de Liderança Estratégica em Custos, Vice-Presidente de Mercados Nacionais, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, Regional Area Desk, Shell International Petroleum Company Limited, Diretor Executivo, Petróleo Sabbá S/A, até 1999, quando aceitou o cargo de CEO da Brasil Telecom Participações S/A. Em 2002 fundou a Compass Consultoria S/C Ltda, consultoria em gestão, com cerca de 15 colaboradores e sede em São Paulo. Tem larga experiência na avaliação do cenário macro-econômico e de negócio, definição de objetivos e estratégias corporativas, elaboração de planos de negócio e de ação, monitoramento de resultados, avaliação e execução de programas de investimentos, incluindo fusões e aquisições; elaboração de estratégias de mercado, vendas e relacionamento com clientes, inovação e desenvolvimento de marca tanto em business-to-business como em business-to-consumer; desenvolvimento e implantação de programas de re-estruturação organizacional e de processos, redução de custos, integração e otimização; gestão de compras, cadeia de suprimentos e infra-estrutura; negociação de financiamentos com instituições financeiras e bancos de investimento; gestão de imagem, relacionamento com governo, mídia e sociedade, incluindo atuação em órgãos de classe e junto a reguladores.

FONTE: Aviação Brasil / Varig – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ

Publicidade