Venda de ativos faz Continental Airlines lucrar no 4 trimestre

130

A Continental Airlines, quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos, anunciou lucro nesta terça-feira para o quarto trimestre, graças a ganhos extraordinários obtidos com a venda de participações em duas companhias de reservas online. Ajudaram também o controle de custos e um leve crescimento da receita.

A empresa, segunda grande companhia aérea a anunciar resultado para os últimos três meses do ano passado, teve lucro de 47 milhões de dólares, contra um prejuízo de 109 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

O desempenho da Continental inclui o ganho extraordinário de 85 milhões de dólares obtidos com a venda de participações nas empresas de reserva online Hotwire e Orbitz.

Caso não tivesse vendido esses ativos a empresa teria permanecido no vermelho, mas ainda assim com um prejuízo inferior à média estimada por analistas ouvidos pela Reuters Research, uma unidade do Reuters Group.

O presidente-executivo da companhia aérea, Gordon Bethune, ressaltou que o controle de custos promovido pela empresa vem ajudando a companhia a se preparar para um cenário difícil para obtenção de receita em 2004.

“De qualquer modo, será uma batalha para conseguirmos o equilíbrio operacional neste ano com a persistência da alta dos preços do combustível”, disse o executivo em comunicado.

O executivo afirmou em dezembro que a empresa planejava obter equilíbrio operacional em 2004 no mesmo momento em que as empresas do setor tentam sair de uma grave crise financeira.

FONTE: Reuters – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS