Para celebrar a inauguração da nova ala e o início da operação do simulador, foi realizada uma cerimônia no centro de treinamentos no dia 24 de março.

Raymond Lim, Gerente Geral do Centro de Apoio e Treinamento em Aviação Hua-Ou e o capitão Jiang Huiyu, Diretor Geral do Departamento de Normas de Voo da CAAC, assinaram um contrato de parceria para a operação do FFS e do simulador Thales Formation System Trainer (TFTS) configurado para as aeronaves A320, ambos pertencentes à CAAC. É a primeira vez que o departamento compra o seu próprio FFS, que será o padrão de referência para o treinamento de seus inspetores, responsáveis por garantir que todos os simuladores FFS da aeronave A320 em uso na indústria chinesa de aviação atendam às normas estabelecidas para oferecer ao piloto o nível de treinamento exigido.

A nova ala do centro Hua-Ou tem quatro novas salas de aula, uma oficina de treinamento estrutural, uma nova seção de simulação e uma nova sala de treinamento de comissários. As novas instalações poderão atender 20% mais pilotos e 33% mais engenheiros mecânicos por ano, aumentando a capacidade total do centro em 25%.

“Segurança sempre foi a nossa prioridade e pilotos e engenheiros qualificados são imprescindíveis para garantir a segurança do tráfego aéreo. O Centro de Treinamento em Aviação Hua-Ou tem desempenhado um papel importante no treinamento de pilotos, engenheiros e tripulantes qualificados na China. Temos a convicção de que os especialistas do centro utilizarão todas as facilidades oferecidas para contribuírem ainda mais para a segurança aérea,” disse Li Jian, Vice-Ministro da CAAC.

“Como acionista do Centro de Treinamento em Aviação Hua-Ou, a CAS aumentará a sua parceria com a Airbus para desenvolver ainda mais o centro e aumentar a sua capacidade de treinamento”, afirmou Li Hai, Presidente da CAS e Chairman do Centro de Apoio e Treinamento à Aviação.

“Estamos orgulhosos por termos sido escolhidos pela CAAC como base para o seu primeiro simulador. Isso comprova a sua confiança em nossa capacidade e profissionalismo. Com esse projeto, a CAAC e o centro Hua-Ou estabeleceram uma nova forma de parceria. A ampliação do centro de treinamento e a construção de novas instalações nos permitirão responder com mais eficiência às necessidades de treinamento de nossos clientes e dos operadores de aeronaves da Airbus da China”, afirmou Peter Steffen, Vice-Presidente de Atendimento ao Cliente e Operações Internas da Airbus China.

O Centro de Treinamento Hua-Ou foi inaugurado em 1997. Em abril de 2006, a China Aviation Supplies Holding Company (CAS) e a Airbus anunciaram a renovação do contrato com o Centro de Apoio e Treinamento por mais duas décadas.

Inaugurado em 1997, o Centro de Treinamento Hua-Ou faz parte da rede mundial de treinamento da Airbus. O centro está capacitado para oferecer treinamento para tripulantes, mecânicos, engenheiros e comissários de bordo de companhias aéreas que operam aeronaves Airbus.

Desde que recebeu o primeiro grupo de pilotos para treinamento em outubro de 1997, o centro já treinou funcionários de mais de 30 companhias aéreas. Mais de 17 mil profissionais, incluindo pilotos, engenheiros de manutenção e comissários de bordo, já foram treinados no centro.

Agora, com o início da operação do novo A320 Full Flight Simulator (FFS), o Centro de Treinamento Hua-Ou passa a três simuladores de voo FFS, sendo dois para aeronaves de corredor único da Família A320 e um para a aeronave de longo alcance A330/A340. No final do ano, um novo A330/A340 Full Flight Simulator conversível da série CAE 7000 entrará em operação no centro de treinamento para substituir o atual simulador do modelo.

O novo Full Flight Simulator (FFS) e o Thales Formation Systems Trainer (TFST) para aeronaves A320 foram desenvolvidos de acordo os padrões de fabricação 1.5.0, nível D da Airbus. O FFS é baseado no sistema Thales C2000X, que utiliza tecnologia comprovada de última geração, e está equipado com motor CFM 56-5B4, em substituição ao motor IAE V2527-A5. O equipamento também possui o sistema Flight Crew Debrief e uma estação de operação Forward Facing Instructor.

O sistema de movimento utilizado é o revolucionário Thales eM2K com 6 graus de liberdade elétrica, usando transmissão e compensação de massa hidráulica, que dispensa a presença de uma unidade de energia hidráulica e da tubulação e itens relacionados, como água refrigerada. A utilização do sistema reduz cerca de 80% os custos operacionais gerados pelos sistemas de simulação de movimento hidráulicos tradicionais e consome 90% menos combustível.

Outro destaque do FFS é o sistema de projeção – o FFS possui sistema visual EP 1000CT (3), canal baseado em PC e projetores LCoS.

O TFST é um equipamento de treinamento de nível básico de aeronaves, que oferece uma simulação completa de sistemas dentro da sala de aula. O simulador reproduz precisamente todos os detalhes relacionados à operação de uma aeronave, por meio de softwares de fornecedores reconhecidos e modelos de simulação de sistemas totalmente integrados.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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