Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Governador Valadares, em Minas Gerais. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2021, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

O Aeroporto de Governador Valadares possui uma pista de 1701x30m asfaltada e é servida pela Azul Linhas Aéreas com voos para Belo Horizonte – Confins.

Em dezembro de 1939, o governador Benedito Valadares inaugurou o Aeródromo Governador Valadares. Porém, antes, em março de 1937 a Panair do Brasil inaugurou a linha Rio de Janeiro – Belo Horizonte – Governador Valadares – Poços de Caldas – Patos – Goiânia – Montes Claros – Pedra Azul com um Lockheed L-10C.

Em fevereiro de 1950 a Transportes Aéreos Nacional inaugurou a linha Belo Horizonte – Governador Valadares – Vitória com um Douglas DC-3. Em abril do mesmo ano a empresa inaugurou outra rota, que fazia o trecho Belo Horizonte – Aimorés – Governador Valadares – Vitória, também com Douglas DC-3. Em outubro de 1950 foi a vez da Real Transportes Aéreos iniciar a rota Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Governador Valadares.

Em janeiro de 1952 a NAB inaugurava a rota Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Belo Horizonte – Governador Valadares – Bocaiúva – Montes Claros.

O começo de um planejamento para a construção de um novo aeroporto para o município de Governador Valadares se iniciou em 1959, com a criação de um plano de metas que estabeleceu uma série de regras, posturas e futuras obras, incluindo a do novo aeroporto. O aeroporto que existia até então na cidade, localizado no bairro de Lourdes, foi condenado devido a diversas construções nas proximidades que não possibilitava segurança nos pousos e decolagens.

Um novo aeroporto já estava em obras fora da zona urbana. A obra estava paralisada, porém foi retomada com o plano de metas estabelecido pela administração municipal. O novo aeroporto foi inaugurado em 1966.

A Varig assumiu as linhas da Panair do Brasil em 1965 e Montes Claros passou a ser servida por aviões Avro, com capacidade para transportar 40 passageiros.

Em novembro de 1974, a Varig possuia o voo 318 de São Paulo (Congonhas) para Belo Horizonte – Governador Valadares – Itabuna – Salvador – Petrolina – Floriano – Teresina – Parnaíba e São Luís.

Em 1977, uma reforma realizada na estrutura da pista reforçou e ampliou sua extensão para 2.100 metros.

No mesmo ano a Nordeste Linhas Aéreas se instalou em Montes Claros ligando a cidade com voos regulares à capital mineira, Belo Horizonte, e a Salvador, Guanambi e Vitória da Conquista, na Bahia.

O Ministério da Aeronáutica transferiu a jurisdição do Aeroporto de Montes Claros para a Infraero em 17/01/1980.

Várias reformas foram realizadas a partir de 2011: o terminal de passageiro foi climatizado, passou por total readequação visando a acessibilidade e operacionalidade e o aeroporto ganhou um novo estacionamento para veículos.

  • os dados anteriores ao ano 2000 estão sendo levantados pelo Portal Aviação Brasil para breve publicação e atualização desta matéria.

Fontes: Aviação Brasil

Voos em Operação